Estudantes de escolas da rede municipal (EMEF Alcides Pereira dos Santos, EMEB Padre João Paulo Nolli, EMEB Antônio Guimarães Balbino, CMEI Mãe Margarida e EMEI Elaine Aparecida De Oliveira Lopes) apresentaram, na segunda-feira (5), no Fórum de Rondonópolis, os resultados dos projetos voltados à preservação do Meio Ambiente, que foram desenvolvidos em sala de aula.
O Workshop Reciclagem Criativa, no qual os estudantes das respectivas escolas apresentaram ao público que passaram pelo Fórum na tarde de segunda-feira, fez parte das ações programáticas do Juvam acerca do Dia Mundial do Meio Ambiente/ Semana Municipal de Meio Ambiente.
As crianças surpreenderam na apresentação de muitos trabalhos interessantes desenvolvidos em sala de aula a partir de ações de educação ambiental, que vão desde maquetes ecológicas à criação de brinquedos com o reaproveitamento de materiais recicláveis.
Aberta nesta segunda-feira, no Dia Mundial do Meio Ambiente, está prevista para esta semana uma série de atividades voltadas para a promoção de práticas sustentáveis com os estudantes em e também aos adultos em várias regiões da cidade.
A realização da Semana do Meio Ambiente é resultado de uma parceria entre o Poder Judiciário, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Prefeitura de Rondonópolis, o Serviço Ambiental de Rondonópolis (Sanear) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A juíza Milene Aparecida Beltramini explica que o meio ambiente representa a sobrevivência do planeta e dos recursos necessários à existência da vida.
“As pessoas precisam ser motivadas para essa preservação, saber a razão real do porquê preservar o planeta e os elementos que compõe a natureza – a água, o solo, as árvores, os animais e todo o ecossistema”, disse ela, ao ressaltar a importância das ações desenvolvidas no município.“
A educação ambiental leva para as crianças exatamente isso. Esta é a razão pela qual o Juvam tem se esforçado em promover essa discussão durante todo o ano letivo contando, claro, com a ajuda das escolas que abrem as portas para nos receber. Por meio dessas brincadeiras lúdicas fica muito mais fácil ensinar as crianças a importância de preservar a vida no planeta, preservar o meio ambiente para a presente e as também as futuras gerações”, disse a magistrada.
Além das atividades dentro das escolas, a Semana do Meio Ambiente prevê a participação de estudantes em ações externas, sempre com a monitoria dos professores e representantes da organização do evento.
A programação prevê o plantio de mudas no córrego Queixada com alunos da EMEB Mário de Andrade. No dia seguinte (07) os alunos da EMEB Professor Carlos Pereira Barbosa farão um mutirão de limpeza e plantio de árvores na praça do Jardim Europa e, no período da tarde, haverá um mutirão verde no Parque dos Lírios com alunos da EMEF Alcides Pereira dos Santos.
A última atividade está programada para o dia 12 de junho, no Centro de Convivência da Vila Operária, com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. Será realizada uma palestra sobre coleta seletiva e haverá também teatro de fantoches para a garotada.