A proteção às águas do Rio Araguaia foi tema do evento Expedição Águas do Araguaia, realizado no dia 20, em Barra do Garças. Promovido pelo Comitê da Bacia dos Afluentes do Alto Araguaia (CBH-Alto Araguaia), o Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP) e a The Nature Conservancy (TNC) Brasil, o encontro promoveu debates a respeito de temas como os principais gargalos para a gestão de águas e saneamento, e os avanços e perspectivas para a gestão de águas, com o objetivo de colaborar com a melhoria e ações de sustentabilidade na região.
“Estamos em um cenário de mudanças climáticas, e a tendência é que tenhamos cada vez mais redução na vazão de água e esse evento reforçou o quanto precisamos atuar conjuntamente para garantir que a água do Araguaia se mantenha tanto em qualidade como em quantidade. Desde a nascente até a foz do rio, é importante termos projetos de revitalização, preservação de nascentes e redução de assoreamento dos rios. Tudo isso pensando na garantia de água para agora e para o futuro”, comenta Izabela Santos, especialista em adaptação climática da TNC Brasil.
Um dos principais rios do Cerrado, o Araguaia chega a transportar mais de seis milhões e 500 mil litros de água por segundo ao longo dos mais de 400 municípios dos quatro estados que percorre – Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará –, impactando no desenvolvimento econômico de mais de 100 mil produtores rurais e de milhões de pessoas, entre povos originários, regiões metropolitanas e rurais. Ultrapassando as fronteiras geográficas, corresponde 10,8% do território brasileiro, seguindo o seu fluxo até chegar no Rio Tocantins. Pensando em toda essa extensão, o evento contou com a participação das prefeituras de Barra do Garças, General Carneiro e Pontal do Araguaia.
“Esta foi uma reunião muito importante, em que juntamos diferentes municípios, vários técnicos. Entendemos que no processo de captação de água, precisamos também pensar em conservação das bacias, mananciais, cabeceiras. Aqui entendemos a importância disso, porque a água é um recurso que pode um dia faltar”, pontuou o prefeito de Pontal do Araguaia, Adelcino Lobo.
A reunião contou ainda com a participação de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), da Agência Nacional das Águas (ANA), da TNC, do CBH-Alto Araguaia, das Prefeituras de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e General Carneiro, da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Barra do Garças – AGERBARRA, da Concessionária Águas de Barra do Garças, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso/SES/MT, e do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças.
“Há cinco anos realizamos eventos para celebrar o Dia da Água, para demonstrar os serviços que vêm sendo prestados. Agora, estamos na segunda fase de um projeto de revitalização da Bacia, fazendo um diagnóstico dos mananciais de água de todos os 12 municípios que compõem esse território, e isso potencializa ainda mais a união dessas instituições para mais propostas e ações em benefício à água”, detalhou Clodoaldo Queiros, presidente do CBH.
A Expedição Águas do Araguaia é uma força-tarefa do Comitê de Bacia do Alto Araguaia, a partir do projeto piloto de revitalização da Bacia do Córrego Fundo (Barra do Garças- MT), que contou com o apoio do Banco Bradesco S/A, e ganha impulso com ações de monitoramento da qualidade da água nos 12 municípios da bacia a partir da parceria com a TNC e CPP. O CBH-Alto Araguaia ainda percorrerá ao longo de abril os demais municípios da bacia para dialogar sobre as condições das águas e do saneamento. A Expedição tem grande importância para a preservação ambiental, pois além de fomentar medidas práticas e eficazes para a recuperação das áreas de importância para a bacia, busca também conscientizar a população para zelar por elas a longo prazo.