Da Redação Avance News
A mostra ficará no município entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. Os horários das sessões são 07h30, 09h30, 13h30 e 15h30 (sessões diárias), com vagas de 150 pessoas por sessão. As apresentações terão transmissão em Libras, audiodescrição e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD) .
Segundo os organizadores, a expedição tem o objetivo de despertar o interesse de crianças e adolescentes em áreas que historicamente possuem baixa representatividade feminina, como as de STEAM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática). As atividades são de realidade virtual, com autorreflexão, exploração interativa e sessões diárias do espetáculo Uma Janela Para O Mundo.
O público percorrerá um circuito dinâmico, imersivo e interativo composto por cinco ambientes temáticos, chamados Pequeno Grande Mundo, Bússola de Carreiras, Futuro Eu, Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro e Mude o Mundo LAB. Os ambientes proporcionam experiências com telescópios, desenhos artísticos e sistemas virtuais.
A peça Uma Janela Para O Mundo é uma das atividades programadas. O espetáculo conta a história de duas meninas que vivem em décadas diferentes, Luna em 2024 e Estela 1924. As meninas decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. O roteiro é uma homenagem às cientistas Enedina Alves, Katherine Johnson e Ada Lovelace.
Ao final das atividades, o público receberá um livreto escrito por Déborah De Mari, que narra a vida de dez mulheres de destaque nas carreiras de STEM. Dentre elas estão a engenheira Carol Shaw (pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos) e a bióloga e educadora Bertha Lutz.
Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas, conta qual era o seu objetivo ao criar o projeto em 2022. “O propósito da Força Meninas é apoiar o desenvolvimento da educação por meio de práticas inovadoras e de impacto em áreas STEAM. A expedição é uma sementinha essencial para incentivar a criação de novos futuros para meninas e meninos brasileiros. Essa missão é de importante impacto social’’, disse.
Atualmente, a expedição tem parceria com instituições e empresas como o Ministério da Cultura do Brasil, Aegea, Grupo Boticário, Indorama Ventures, John Deere, PETRONAS Brasil e Vestas.
Desde o início da expedição, o projeto já alcançou cerca de 60 mil estudantes e no segundo semestre de 2024, a expedição já passou por grandes cidades como Camaçari na Bahia e em Caldas Novas e Catalão, Goiás. Após apresentações em Barra do Garças, a carreta itinerante seguirá para Primavera do Leste (MT).
Para mais informações sobre o evento, entre em contato com Carolina Bressane (11) 99234-4570, Priscila Rosa (11) 96959-2749 e Giullia Hartvite (11) 94997-2912.
(Informações da Assessoria Força Meninas)