terça-feira, fevereiro 25, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAgronegóciosExpodireto Cotrijal começa nesta segunda e a grande novidade é o Gasmet...

Expodireto Cotrijal começa nesta segunda e a grande novidade é o Gasmet DX4015

Da Redação Avance News

Começa nesta segunda-feira (04.03), na cidade de Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul, a 24ª edição da Expodireto Cotrijal, uma feira de destaque no setor de tecnologia agrícola. O evento acontece nos 130 hectares do parque de exposições da Cotrijal e os organizadores esperam atrair mais de 320 mil visitantes até a próxima sexta-feira (08.03). Na edição de 2023, participaram 591 expositores e 320 mil visitantes. Nos cinco dias, movimentou R$ 7,04 bilhões em negócios. A expectativa, agora em 2024 é superar esses números.

A grande novidade deste ano da Expodireto Cotrijal e  uma tecnologia avançada para avaliar, em tempo real, a emissão de gases de efeito estufa gerados a partir das atividades agropecuárias. Um laboratório foi instalado numa área de floresta de pinus e eucalipto e de erva mate, em um horto montado no evento. O equipamento que faz a medição, chamado de “Gasmet DX4015”, será apresentado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

O equipamento, segundo os pesquisadores da Seapi, mede os gases de efeito estufa como o metano, o óxido nitroso e dióxido de carbono e mensura a presença de amônia, gás que é liberado em função das adubações nitrogenadas, como a aplicação de ureia, o que permite avaliar a eficiência de fertilizantes nitrogenados.

Além disso, possibilita a geração de dados que permitirão estimar um balanço de carbono dos sistemas de produção de uma determinada cultura ou sistema de manejo e também os fatores de emissão para as nossas condições subtropicais, que são informações úteis para serem utilizadas para inventários de emissão do setor agropecuário.

No Brasil, além do equipamento em uso pelo Rio Grande do Sul, apenas o Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena/USP) conta com outro analisador portátil.

A iniciativa integra o Plano ABC+RS, que visa promover a adaptação à mudança do clima e o controle das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na agropecuária no Estado, com aumento da eficiência e resiliência dos sistemas produtivos, considerando uma gestão integrada da paisagem rural.

 





Fonte: Pensar Agro

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS