Da Redação Avance News
A Exposição Agropecuária de Londrina, Norte do Paraná – ExpoLondrina 2025 – , uma das principais feiras agropecuárias do País, que ocorre entre 4 e 13 de abril, celebra 63 anos de história com expectativa de superar os expressivos números da edição anterior. Em 2024 o evento registrou mais de 470 mil visitantes e movimentou aproximadamente R$ 1,26 bilhão em negócios, gerando cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.
O evento do agro exerce um impacto econômico significativo na região, movimentando diversos setores e contribuindo para o desenvolvimento local. Desde o agronegócio até financeiro, infraestrutura local, gastronomia e também a hotelaria, que fica com sua capacidade lotada neste período.
Para 2025, a entidade adotou como tema do evento “você vive o agro do início ao fim do dia” para reforçar a missão de informar e conscientizar sobre a presença essencial do agronegócio no cotidiano das pessoas. Seja através da roupa, do café, do combustível, o setor do agronegócio impacta e está presente na vida de todos.
“O tema deste ano vem para somar à ideia de que o agro faz parte do nosso dia em todas as pequenas coisas. É para o empresário que busca fortalecer o seu negócio e ampliar sua rede de contatos; para o produtor; para a família que toma o leite no café da manhã, para o trabalhador que abastece o carro com combustível, para todos”, destaca o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou na sexta-feira, 4 de abril, da abertura oficial da ExpoLondrina 2025, realizada no Parque Ney Braga Eventos. Ratinho Junior reforçou a importância do agronegócio paranaense para a economia brasileira, destacando a parceria que o Governo do Estado tem com o setor para manter o agro em alta.
“A ExpoLondrina é uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, o que mostra a força do agronegócio local e o protagonismo paranaense neste setor. Nosso agro está cada vez mais industrializado, agregando valor aos nossos produtos, gerando emprego e levando desenvolvimento aos paranaenses. Tudo isso acontece graças à confiança que o produtor rural tem no Paraná”, afirmou o governador.
O Paraná é o líder brasileiro na produção de proteína animal, um dos maiores produtores de grãos do mundo. O estado também tem o maior número de cooperativas do país. As estimativas do IBGE e do Deral apontam que o Paraná deve ter o maior crescimento da produção agrícola entre os estados do Sul e do Sudeste, com 20% de crescimento em 2025, chegando a 45 milhões de toneladas. O índice é o dobro da média nacional, que está estimada em 10,2%. O Paraná ainda exporta bebidas e alimentos para 176 países.
O que a ExpoLondrina traz
Para os visitantes da ExpoLondrina há uma série de atrações, dentre as já tradicionais, como os famosos animais, assim como também novos projetos. A programação para os dez dias conta com apresentações de tecnologias para o campo, oportunidades de negócios, geração de conhecimento, gastronomia, música e apresentações culturais gratuitas, atividades gratuitas e interativas para crianças, entretenimento e shows com grandes nomes da música nacional.
Na área da inovação, o Pavilhão Smart Agro apresenta o tema “Biotecnologia e Transformação Digital” e traz em sua arena de conteúdo mais de 30 eventos voltados à tecnologia e inovação no campo. Além do novo visual do Pavilhão, a grande novidade será um laboratório de biotecnologia funcionando em tempo real. O visitante da Expo poderá ver uma mostra do trabalho de multiplicação e propagação de microrganismos que são usados no campo para melhorias por meio de uma agricultura consciente e regenerativa.
As competições equestres também estão na agenda, com destaque para os concursos de salto na pista principal de hipismo de elite, que terá pela primeira vez uma competição nacional. Atletas de elite do esporte vão mostrar suas habilidades na pista nos dois finais de semana do evento. Prova do Laço, dos 3 Tambores e Ranch Sorting também estão na programação no Complexo Equestre.
“Nenhuma feira do Brasil consegue ter o número de encontros técnicos que nós vamos ter aqui em Londrina. Vamos ter câmaras técnicas discutindo as cadeias do queijo, do café, do algodão, novas tecnologias, além de uma série de inovações e transações comerciais. O Governo do Estado tem dado um apoio significativo nesta área, porque entende o potencial que o agronegócio tem no Paraná”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes.
ESTADO NA FEIRA – O Governo do Paraná está com uma participação extensa na feira, apresentando soluções inovadoras e tecnologias para o setor agropecuário. O Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) mantém presença em três espaços estratégicos: Via Rural Smart Farm, Via Rural Eventos e Estande Smart, onde serão demonstradas unidades didáticas voltadas à sustentabilidade e inovação no campo, incluindo manejo de solo e água para baixa emissão de carbono, bioinsumos na horticultura e técnicas avançadas para cultivo de frutas e criação de abelhas.
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participa com seminários técnicos sobre fiscalização sanitária na avicultura, certificação de propriedades livres de tuberculose e combate ao greening em citros, enquanto a Secretaria do Turismo (SETU) conta com dois espaços dedicados ao artesanato, gastronomia e promoção de destinos turísticos paranaenses, reunindo 27 expositores de diferentes municípios. O Estado ainda participa da feira com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), com a Fundação Araucária e o BRDE.
Colaborou: ExpoLondrina divulgação e AEN