sexta-feira, 29 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomePolíticaFAB e ANAC deram 'sinal verde' para voos comerciais na Base Aérea...

FAB e ANAC deram 'sinal verde' para voos comerciais na Base Aérea de Canoas, diz ministro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou nesta segunda-feira (13) que a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já deram “sinal verde” para o uso da Base Aérea de Canoas (RS) para voos comerciais.

Em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o principal aeroporto do estado – o Salgado Filho, em Porto Alegre – está interditado por tempo indeterminado.

“O que compete ao governo federal, à Casa Civil, ao Ministério de Portos e Aeroportos, a autorização dos voos, isso está autorizado […]. Tudo que compete ao nosso ministério, a operação logística ela está pronta, agora aguardando a concessionária finalizar a operação”, afirmou o ministro.

Segundo Costa Filho, cabe agora à empresa Fraport, concessionária do Aeroporto de Porto Alegre, definir uma data para o início das operações na Base Aérea de Canoas.

À GloboNews, o ministro disse que a concessionária pediu um prazo para estruturar as operações na Base Aérea, com instalação de equipamentos de raio-x e escadas para acesso dos passageiros às aeronaves.

A expectativa é que os voos comerciais na base de Canoas comecem ainda nesta semana.

Na primeira etapa, o ministério prevê até cinco voos por dia. Existe a possibilidade de a quantidade de operações aumentar conforme a demanda, disse Costa Filho.

Procurada pela GloboNews, a Fraport não informou uma data para o início de operações comerciais na Base Aérea de Canoas.

O aeroporto está fechado desde o dia 3 de maio devido à elevação das águas do lago Guaíba, na capital, que chegaram ao maior nível já registrado, de 5,33 m, no dia 5 deste mês.

Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) orienta que os passageiros devem entrar em contato diretamente com a companhia aérea para a remarcação ou reembolso.

“As associadas ABEAR cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha.

Segundo a Abear, os terminais das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, “mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado”.

Fonte: Jornal de MT

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS