Da Redação Avance News
Depois de muitas semanas de indefinições, a novela da nova fábrica da BYD no Brasil finalmente chegou ao fim.
O UOL apurou que a vice-presidente global da montadora chinesa, Stella Li, acertou os últimos detalhes para a assunção, pela BYD, da antiga planta da Ford em Camaçari (BA), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia mais:
Detalhes da reunião
- Estiveram presentes na reunião, ainda, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de outros políticos;
- O encontro foi realizado nesta quarta-feira (28), em Brasília (DF);
- Ainda segundo a reportagem, o anúncio oficial será feito na próxima terça-feira (4).
Além de assumir a antiga fábrica da montadora estadunidense, a BYD solicitou a concessão do porto de Aratu, que estava sob uso da Ford e que será utilizado para produção de energia eólica.
O presidente Lula, contudo, não deverá participar do anúncio oficial da parceria, mas teria se comprometido com Li a visitar a planta em sua inauguração, ou, então, no início da produção dos veículos chineses na “nova” fábrica.
Rodrigues afirmou que Lula ainda se dispôs a estimular a compra de carros, tais como ônibus, viaturas e ambulâncias, de modo a renovar as frotas brasileiras.
O presidente Lula acolheu [a demanda da BYD] e vai tratar com o Ministério da Fazenda e da Indústria e Comércio. Os incentivos feitos já fazem parte de incentivo para o consumo, mas mesmo assim, o presidente se colocou à disposição de estudar a possibilidade de financiamento via BNDES ou alguma linha factível para que o governo possa estimular tanto a produção quanto o consumo.
Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia
Em sua conta no Twitter, o governador baiano comemorou o acerto:
Em entrevista ao UOL, ainda nesta quarta-feira (28), Stella Li, que participou do lançamento do hatch Dolphin, desconversou sobre o acerto com o governo e disse que a fábrica poderia ser implantada em qualquer estado – exceto em São Paulo, onde já há uma unidade da montadora.
Estamos em negociações, mas ainda não é possível comentar sobre decisões que, até o momento, não foram concretizadas. Em até um mês, tudo estará esclarecido e divulgado.
Stella Li, vice-presidente global da BYD
Com informações de UOL
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!