terça-feira, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeÚltimas NotíciasForças russas tentam avançar em “quase toda a linha de frente“ no...

Forças russas tentam avançar em “quase toda a linha de frente“ no leste da Ucrânia

Enquanto as forças russas montam uma operação essencialmente defensiva no sul da Ucrânia, elas adotaram uma postura mais ofensiva em outras partes da linha de frente, de acordo com atualizações dos militares de Kiev, líderes regionais e blogueiros russos.

Na região de Luhansk, no leste da Ucrânia, as tropas ucranianas parecem estar firmemente em desvantagem em relação às forças russas.

“Ontem o inimigo tentou avançar quase ao longo de toda a linha de frente (passando pela região de Luhansk). Essas tentativas foram interrompidas por nossos militares. O inimigo está sofrendo perdas significativas de pessoal e meios, mas está pressionando todos os dias”, disse Artem Lysohor, chefe da administração militar da região, via Telegram neste sábado (22).

Lysohor listou cinco locais em Luhansk onde as forças russas atacaram recentemente.

Um porta-voz do exército ucraniano também lembrou que a Rússia reuniu 100.000 soldados a leste de uma área entre as cidades de Lyman e Kupyansk. As cidades estão separadas por cerca de 100 quilômetros, ao norte de Bakhmut, na frente oriental.

“Embora a situação seja complicada, está sob nosso controle”, disse Serhii Cherevatyi, porta-voz militar.

“O inimigo está agindo de acordo com o esquema clássico – eles estão conduzindo artilharia e ataques aéreos em nossas posições o máximo possível. E então eles tentam atacar com unidades de pelotão de nível de companhia… tentando atacar nossas posições”, acrescentou Cherevatyi.

Rybar, um blog militar russo, diz que as forças de Moscou obtiveram ganhos territoriais na região nordeste de Kharkiv, capturando uma estação ferroviária na vila de Movchanove e expandindo o controle ao redor da cidade vizinha de Lyman Pershyi.

Não foi possível para a CNN verificar imediatamente as alegações de ganhos ou perdas no campo de batalha de qualquer um dos lados, mas é notável que o site de mapeamento DeepState também sugere ganhos modestos da Rússia na mesma área.

Também no leste, as forças ucranianas continuam seus esforços para capturar terrenos mais altos em torno de Bakhmut, mas os ganhos são pequenos e difíceis de defender, segundo relatos.

Rybar relatou que o exército ucraniano “mais uma vez conseguiu se firmar nas alturas” perto da cidade de Klishchivka, ao sul de Bakhmut. Mas, informou o site russo, ocorreu “à custa de perdas significativas”.

“As forças de defesa ucranianas estão mantendo a iniciativa (ao redor de Bakhmut), pressionando o inimigo e liberando a terra ucraniana metro a metro”, disse Cherevatyi.

Fonte: CNN

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS