O Fortaleza venceu o Coritiba por 3 a 1, na noite deste domingo (27), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
O placar manteve o Leão na 8ª colocação na tabela com a qual começou a rodada, agora com 32 pontos, só que mais próximo dos líderes: a diferença para o Grêmio, 3º, é de quatro pontos. O Coxa é o penúltimo, com 14 pontos, na zona do rebaixamento.
Os gols no estádio Presidente Vargas, na capital cearense, foram marcados pelo argentino Martín Lucero, duas vezes no fim de primeiro tempo, e por Marinho. Kuscevic descontou para os visitantes.
Lucero anotou de pênalti, sofrido por ele mesmo, e que precisou do árbitro de vídeo para ser confirmado. O outro saiu após boa jogada de Guilherme e Pedro Augusto, com a bola sobrando para o centroavante concluir com o gol aberto. Marinho fez de falta em um frangaço do goleiro Gabriel.
Lucero, por sinal, está jogando por meio de um efeito suspensivo obtido pelo departamento jurídico do Fortaleza.
O jogador foi suspenso em 8 de agosto pela Fifa por quatro meses por causa de um imbróglio em sua saída do Colo Colo, do Chile, em janeiro. O efeito suspensivo vale até o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) julgar o recurso apresentado pelo Fortaleza, sem data para ocorrer.
Torcida perto do time
O jogo ocorreu no Presidente Vargas, o PV, na região central de Fortaleza, porque a diretoria do Leão resolveu tirar o confronto deste domingo da Arena Castelão para poupar o gramado de olho na partida contra o América, na quinta-feira (31), na volta das quartas de final da Copa Sul-Americana.
Pequeno comparado com o Castelão, o PV tem capacidade para 20 mil pessoas. Localizado em área central de Fortaleza, diferentemente do Castelão, mais afastado, o estádio que pertence à Prefeitura da capital cearense deixa os torcedores mais próximos ao gramado, e dos jogadores, consequentemente. Foram pouco mais de 12 mil pessoas no PV.
Quando Lucero fez o segundo gol, por exemplo, ele pôde comemorar bem próximo à torcida, sem precisar pular placa de publicidade, fosso ou alambrado, e sem ser punido pelo árbitro com cartão amarelo, portanto. Os gols fizeram jus à superioridade do time da casa durante todo o tempo.
O Coritiba tentava contra-atacar, sem sucesso. Na segunda etapa, o time paranaense tentou adiantar a marcação, com mais jogadores no campo do Fortaleza, mas também não mostrou eficiência.
E deu espaço para o Fortaleza usar a velocidade: em um deles, Marinho sofreu falta, que ele mesmo cobrou, e a bola passou por baixo de Gabriel.
O goleiro saiu de campo depois, aparentemente machucado, para a entrada de Lucas Polli. O Coxa conseguiu descontar com gol de Kuscevic, até cedo, aos 23 minutos, mas perdeu um pênalti, chutado para fora por Robson (que comemorou 100 jogos pelo clube neste domingo).
Fortaleza 3 x 1 Coritiba
Fortaleza: João Ricardo; Brítez, Titi, Benevenuto e Escobar; Caio Alexandre, Pedro Augusto (Lucas Sasha) e Pochettino (Lucas Crispim); Guilherme (Romero), Marinho (Yago Pikachu) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Coritiba: Gabriel Vasconcelos (Luan Polli); Natanael (Hayner), Kuscevic, Reynaldo e Jamerson; Sebastian Gómez, Matheus Bianqui (Fransérgio) e Bruno Gomes; Marcelino Moreno (Garcez), Diogo Oliveira (Lucas Barbosa) e Robson. Técnico: Thiago Kosloski.
Gols: Lucero (41min1ºT), de pênalti, e (47min1ºT), Marinho (14min2ºT) para o Fortaleza; Kuscevic (23min2ºT) para o Coritiba.
Cartões Amarelos: Lucas Sasha, Escobar, Titi (Fortaleza); Sebastian Gómez, Jamerson, Reynaldo, Robson, Matheus Bianqui (Coritiba).
Público: 12.467 presentes.
Renda: R$ 23.945,00.
Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Data e horário: 27 de agosto de 2023, às 18h30 (de Brasília).
Local: Estádio Presidente Vargas. em Fortaleza (CE).
Árbitro: Matheus Delgado Candançan-SP.
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos-BA e Evandro de Melo Lima-SP.
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins-RS.
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: