Da Redação Avance News
30 de Maio de 2023 às 16:20
Ação faz parte da programação da campanha Maio Amarelo 2023, que este ano traz o tema “No trânsito, escolha a vida”
As palestras estão acontecendo de forma simultânea por equipes do Detran, da coordenadoria de Ações Educativas, da Escola Pública de Trânsito, da Fiscalização; do Corpo de Bombeiros; Batalhão de Trânsito da Polícia Militar; Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); e Sistema Socioeducativo.
As orientações tiveram início pela manhã e vão até à noite, com diversas turmas de alunos do ensino médio. Entre os assuntos abordados estão: percepção de riscos no trânsito, normas de circulação e conduta, fatores de riscos que causam acidentes de trânsito, importância da sinalização de trânsito e de atravessar na faixa de pedestre, uso do cinto de segurança, riscos de ingerir bebida alcoólica e dirigir, de conduzir veículo sem possuir CNH, entre outros temas importantes para a construção de um trânsito mais seguro.
“Hoje as forças de segurança estão trazendo para esses jovens temas muito importantes relacionados ao trânsito e cidadania, para que cada um possa entender o seu papel no trânsito e, principalmente, salvar vidas. Estamos mostrando para esses jovens as consequências de um mau comportamento nas vias e os orientando para uma conduta mais segura no trânsito”, enfatizou a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.
A diretora da Escola Estadual Liceu Cuiabano, Layane Queçada Schultz, enalteceu a iniciativa. “É muito gratificante receber essa parceria do Detran e das forças de segurança aqui conosco, trazendo esse circuito de palestras junto aos nossos alunos do ensino médio, pois muitos já estão perto de tirar sua carteira de habilitação, outros já são habilitados, e essas orientações são importantes para que eles se conscientizem melhor com o trânsito, sejam condutores mais prudentes e possam dialogar com seus pais quando perceberem que cometem condutas erradas no trânsito”, falou.
Uma das palestras do dia foi do DNIT. A chefe do setor de operações rodoviárias do órgão, Margareth Okada, comentou sobre os temas abordados em sala de aula com os estudantes.
“Hoje apresentamos o trabalho do Dnit, demonstração dos equipamentos de segurança viária, das sinalizações horizontal e vertical e, principalmente, das regras de segurança do dia a dia no trânsito para que possam trafegar com mais segurança e consciência”, disse.
O jovem Welyk Leite Campos Júnior foi um dos alunos que recebeu as orientações nas palestras. “Foi ótimo, pois a maioria dos alunos não tem conhecimento de como funciona o trânsito e as normas de condutas mais seguras para nos proteger e proteger outras pessoas nas vias. Muitas vezes nos preocupamos somente conosco, mas no trânsito temos que pensar no próximo também, não colocando a segurança de ninguém em risco”.