Da Redação Avance News
A área de tempo firme diminui no Brasil nesta quarta-feira (26), devido à chegada de novas instabilidades. Só não deve chover no norte de Minas e de Goiás, no Tocantins e ainda boa parte do Nordeste.
Enquanto isso, uma frente fria se forma e avança no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, provocando chuva forte e volumosa ao longo do dia. Volumes de 15 a 50 mm podem ser registrados desde o norte gaúcho até o norte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
Há potencial para temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo até o fim do dia.
Logo atrás dessa frente fria, espera-se a aproximação de outra massa de ar seco. Assim, o tempo firme volta a predominar na metade sul do Rio Grande do Sul nesta quarta.
Frente fria chega ao Sudeste
Na quinta-feira (27), a frente fria avança e chega ao Sudeste, provocando pancadas de chuva em quase toda a região. Os maiores acumulados e riscos para temporais ficarão concentrados no Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, mas nada que deva gerar grande preocupação.
Apesar da frente fria atuando no Centro-Sul, os maiores volumes de chuva esperados no dia devem cair na faixa norte do país, atingindo Pará, Amapá, Maranhão, Piauí e Ceará.
Volumes de até 80 mm podem ser registrados no noroeste paraense, não se descartando o risco de transtornos.
Enquanto isso, a expectativa é de tempo firme em boa parte da Bahia e do Tocantins, sob efeito de uma massa de ar seco que vai garantir o tempo firme também em áreas menores no norte do Espírito Santo e de Minas, além do sul do Piauí e do Maranhão.
Outra massa de ar seco avança na retaguarda da frente fria, e o tempo firme já se espalha novamente pelo Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e Paraná e pelo sul e oeste do Mato Grosso do Sul.
Após a passagem da frente fria, a temperatura volta a cair no Sul, mas sem potencial para geadas.
___________________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.