Da Redação Avance News
Tudo sobre Inteligência Artificial
O Tribeca Film Festival vai estrear cinco curtas-metragens produzidos com inteligência artificial (IA), segundo o The Hollywood Reporter. Os curtas utilizarão o modelo Sora da OpenAI, que transforma comandos de texto em takes de vídeo. Esta é a primeira vez que esse tipo de tecnologia terá destaque num festival de cinema.
- O Tribeca Film Festival exibirá, pela primeira vez, cinco curtas-metragens produzidos com inteligência artificial (IA). Os curtas serão produzidos por meio do modelo Sora, da OpenAI;
- Os cineastas, que não foram identificados, tiveram acesso exclusivo ao modelo Sora, ainda indisponível ao público. Os curtas serão exibidos em 15 de junho;
- Jane Rosenthal, cofundadora e CEO da Tribeca Enterprises, destaca a importância de contar histórias e como isso inspira mudanças. Brad Lightcap, COO da OpenAI, afirmou que o feedback dos cineastas será usado para melhorar o Sora.
“O Tribeca está enraizado na crença fundamental de que contar histórias inspira mudanças. Os humanos precisam de histórias para prosperar e atribuir sentido ao nosso mundo maravilhoso e quebrado”, disse Jane Rosenthal, cofundadora e CEO da Tribeca Enterprises.
Leia mais:
Os curtas serão exibidos em 15 de junho. Os cineastas – não identificados – receberam acesso ao modelo Sora, que ainda não está disponível ao público.
(Aliás, os artistas precisam seguir os termos dos acordos negociados durante as greves recentes no que se refere à IA.)
Brad Lightcap, COO da OpenAI, disse que o feedback fornecido por esses cineastas será usado para “tornar o Sora uma ferramenta melhor para todos os criativos [leia-se: profissionais que trabalham com criatividade].”
A iniciativa vem após uma série de acordos entre a OpenAI e várias empresas de mídia. Vox Media, The Atlantic, News Corp e até mesmo o Reddit fecharam acordos com a desenvolvedora do ChatGPT para permitir que a empresa treine seus modelos com o conteúdo dessas empresas.
Enquanto isso, a Meta e o Google buscam parcerias semelhantes com estúdios de cinema de Hollywood para treinar seus modelos de inteligência artificial.