Patricia Sanches | RDNews
Um grupo de 8 vereadores, o chamado G8, selou na noite desta quinta (30), durante jantar na casa do vereador Paulo Raye (UB), um pacto para eleger a nova Mesa Diretora da Câmara de Barra do Garças. Parlamentares agora tentam chegar a um consenso sobre a composição da chapa. Articulação foi construída pelo atual presidente Zé Gota (MDB).
Três nomes são cotados para presidir o Legislativo: Zé Gota, que seria reeleito; Jaime Rodrigues (UB) e o professor Alex Matos (Podemos), que é tido como favorito para assumir o cargo – conforme o Blog do Romilson adiantou.
Caso Alex seja confirmado como nome à presidência, caberá ao União Brasil indicar o vice. O cenário, no entanto, ainda está indefinido e a chapa deve ser montada durante reuniões que acontecem na tarde e noite desta terça (31), horas antes da eleição, marcada para ocorrer nesta quarta (1º de janeiro) na Câmara de Barra do Garças às 9h, horário de Brasília.
Conforme o presidente Zé Gota, a união dos vereadores foi possível graças ao pacto de que farão uma gestão compartilhada pelos próximos quatro anos, não sendo descartada, inclusive, mudança no regimento interno para que a eleição da Mesa Diretora seja anual. “Faremos uma gestão com todos juntos, respeitando todos os vereadores, mesmo quem votar na gente ou não”, frisa Zé Gota. O emedebista ressalta que o grupo tenta atrair mais parlamentares.
O chamado G8 é formado pelos vereadores: Zé Gota (MDB), Ronair Nunes (UB), Jaime Rodrigues (UB), o médico Paulo Raye (UB), Alex Matos, Elton Melo e Alan Construtor (Podemos) e Hiago Teles (PL) – que era do grupo do Beto Farias, mas aderiu ao grupo que integra a base aliada do prefeito.
Outra chapa
Enquanto isso, outro grupo de sete vereadores também seguem tentando convencer os colegas a trocarem de lado. Parlamentares tentam viabilizar a eleição do vereador de quarto mandato Doutor Neto (PMB) e/ou Adilson Tavares (Podemos), ex-secretário de Saúde, no comando da Câmara.
Nos bastidores, a informação é de que a articulação contaria com o apoio do vice-prefeito Professor Sivirino (MDB) através das vereadoras Bianca Freitas (MDB), sua nora; e a professora Maria Silvania (MDB), esposa de Sivirino.