A unidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Barra do Garças, composto pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo Civil, deflagrou nesta terça-feira (26/), a Operação “Contra Ataque Red”.
Estão sendo cumpridos mandados expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital (NIPO), um total de 24 ordens judiciais, sendo oito mandados de busca e apreensão, oito ordens de quebra de sigilo de dados informáticos e telemáticos e oito medidas cautelar de indisponibilidade de bens. As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Barra do Garças Pontal do Araguaia (MT) e na cidade de Aragarças (GO).
A operação conta com o apoio das unidades do Gaeco de Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Sorriso, Polícia Civil e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.
Segundo o Gaeco, as investigações apuraram, até o momento, a participação de pelo menos oito pessoas na organização criminosa, inclusive com o envolvimento de adolescente no grupo.
As investigações iniciaram a partir na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de (DERF/BG) e Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) Barra do Garças, em investigação de roubos e extorsões ocorridos na cidade de Pontal do Araguaia e em outra relativa a um furto, descortinando a possível atuação de uma organização criminosa em tais práticas delitivas.
O Gaeco, em parceria com Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Barra do Garças, com o avanço das investigações, acabou confirmando uma ramificação da Organização Criminosa denominada Comando Vermelho na prática de infrações penais, como crimes patrimoniais. Dando continuidades às apurações, foram tomadas as medidas jurídicas que culminaram com as ordens judiciais de buscas e apreensões e outras medidas expedidas na operação realizada nesta terça-feira (26).