Da Redação Avance News
Tudo sobre Samsung
Além das melhorias no processador, construção e a perceptibilidade sintético (IA) embarcada, o Samsung Galaxy S24 trouxe mais uma novidade que a Samsung pouco comentou: a tela do dispositivo.
As telas AMOLED agora contam com PWM melhorado, o que significa redução em efeitos visuais tremeluzentes, o que desculpa mal-estar em alguns usuários quando o cintilação da tela está inferior.
Leia mais:
No evento de lançamento dos aparelhos, sobre a tela, a sul-coreana falou mais sobre a melhora na solução dos displays e no aumento significativo do cintilação, que, agora, alcança 2,6 milénio nits em HDR ou quando usado sob o Sol.
Porém, o Android Central descobriu a melhoria no PWM, que foi escurecido para 492 Hz, perante 240 Hz do S23.
- Existem duas maneiras de gerenciar os níveis de cintilação da tela: por obscurecimento de fluente contínua (DC dimming) e obscurecimento por modulação de largura de pulso (PWM dimming);
- No DC dimming, os ajustes são aplicados na quantidade de vigor enviada aos pixels do quadro;
- Já no PWM dimming, o aparelho liga e desliga a tela de forma rápida, passando a sensação de maior ou menor luminosidade, garantindo transições mais suaves e maior precisão.
Mensuração das vezes em que a tela liga e desliga
A quantidade de vezes nas quais a tela consegue vincular e é desligar é medida em Hertz (Hz). Quanto maior essa medida, melhor para evitar efeitos tremeluzentes (flickering, em inglês).
Eles são imperceptíveis a olho nu, mas causam dores de cabeça e mal-estar em certos usuários. Hoje em dia, muitas telas OLED focam no PWM dimming, não havendo exceções à risca Galaxy.
Honor e Huawei, por exemplo, já têm PWM em mais de 3 milénio Hz, enquanto a Apple possui unicamente 480 Hz. Já a Samsung entre os menores existentes.
O portal observou que a tela do flagship é mais confortável de se usar, e destacou ainda a melhoria na precisão de exibição e cores das imagens, com tons menos saturados que na versão anterior.