Da Redação Avance News
No dia 14 de agosto de 2024, o mundo perdeu a icônica atriz norte-americana Gena Rowlands. Ao longo de uma carreira brilhante e respeitada, Rowlands foi premiada com quatro Emmys e dois Globos de Ouro. No entanto, o que imortalizou Gena Rowlands no cinema foram suas performances marcantes nos filmes dirigidos por seu marido, o ator e cineasta John Cassavetes.
Pioneiro do cinema independente americano, Cassavetes rompeu com as convenções narrativas hollywoodianas com suas obras emocionalmente intensas.
Seus filmes priorizavam a improvisação e a liberdade criativa, permitindo que tanto ele quanto seus atores explorassem novas formas de expressão. Gena Rowlands foi sua maior musa, protagonizando colaborações que se tornaram verdadeiros marcos no cinema.
Para celebrar o legado dessa lendária atriz, elaboramos uma lista com sete filmes que capturam a essência de seu talento e suas contribuições para o cinema.
Gena Rowlands: melhores filmes
Uma Mulher sob Influência (1974)
Escrito e dirigido por John Cassavetes, “Uma Mulher sob Influência” traz uma das performances mais memoráveis de Gena Rowlands.
No filme, ela interpreta Mabel, uma mulher com problemas de saúde mental e comportamento incomum. Sua condição afeta seu marido sobrecarregado (Peter Falk) e seus filhos. Por sua atuação, Rowlands recebeu uma indicação ao Oscar.
- Onde assistir: assinantes do Looke e gratuitamente (com anúncios) no Netmovies.
Leia mais:
Noite de Estreia (1977)
Gena Rowlands interpreta Myrtle Gordon em “Noite de Estreia”, uma renomada atriz de teatro. Contudo, após testemunhar a morte de uma jovem fã, Myrtle entra em uma crise psicológica profunda. Ela passa a recusar o papel de uma mulher envelhecida e começa a ter visões da jovem morta.
O longa é escrito e dirigido por John Cassavetes, que também atua ao lado de Ben Gazzara, Joan Blondell, Paul Stewart e Zohra Lampert.
- Onde assistir: não disponível nos streamings.
Gloria (1980)
Mais um filme dirigido por John Cassavetes para a lista, “Glória” é um drama com elementos de suspense e crime. Na trama, a família de um menino é morta pela máfia.
Contudo, o garoto conta com a relutante proteção da vizinha Glória (Gena Rowlands), ex-namorada de um dos mafiosos. Perseguidos pelos gangsters, Glória e o menino fogem. Por sua atuação nesse filme, Rowlands recebeu sua segunda indicação ao Oscar.
- Onde assistir: não disponível nos streamings.
Amantes (1984)
John Cassavetes escreve, dirige e atua como protagonista ao lado de sua esposa, Gena Rowlands, em “Amantes”, um de seus filmes mais aclamados. A trama segue dois irmãos, Robert (Cassavetes) e Sarah (Rowlands), que enfrentam crises pessoais profundas e tentam se ajudar.
Sarah é uma mulher instável emocionalmente que lida com uma separação difícil e a perda da guarda da filha. Já Robert é um escritor alcoólatra que vive uma vida desregrada.
- Onde assistir: não disponível nos streamings.
A Outra (1988)
Escrito e dirigido por Woody Allen, “A Outra” é um drama protagonizado por Gena Rowlands. No filme, Rowlands interpreta uma professora de filosofia que aluga um apartamento para escrever um novo livro em paz.
No entanto, ela consegue ouvir as conversas no apartamento vizinho, que é um consultório de psicanálise. As confissões de uma mulher desesperada (Mia Farrow) a tocam profundamente.
- Onde assistir: não disponível nos streamings.
Uma Noite Sobre a Terra (1991)
Antologia dirigida por Jim Jarmusch, “Uma Noite Sobre a Terra” apresenta cinco histórias que se desenrolam em diferentes cidades ao redor do mundo. Situados em uma mesma noite, cada trama gira em torno de um motorista de táxi e seus passageiros.
Em um dos segmentos, Winona Ryder vive uma taxista molecona que faz uma corrida para uma executiva de Hollywood, interpretada por Gena Rowlands.
Diário de uma Paixão (2004)
Dirigido por Nick Cassavetes, filho de John Cassavetes e Gena Rowlands, “Diário de uma Paixão” é um romance baseado em um livro de Nicholas Sparks. Ryan Gosling e Rachel McAdams estrelam como dois jovens apaixonados que enfrentam obstáculos em seu romance nos anos 40.
Porém, a história é contada através de flashbacks. No presente, um idoso vivido por James Garner lê um diário para sua esposa com Alzheimer, interpretada por Gena Rowlands.