quinta-feira, fevereiro 27, 2025
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Governo Federal anuncia investimento bilionário em infraestrutura para apoiar o agronegócio

Da Redação Avance News

O governo federalista divulgou nesta terça-feira (06.02) um cobiçoso projecto de investimento para fortalecer a infraestrutura de rodovias e ferrovias essenciais para o escoamento da produção agropecuária brasileira.

O Projecto Pátrio para Escoamento da Safra 2023/24 prevê a destinação de R$ 4,7 bilhões para melhorar os chamados “corredores do agro”, vias fundamentais para o transporte de grãos e outros produtos agrícolas.

Do totalidade anunciado, R$ 2,66 bilhões serão investidos no Círculo Setentrião, enquanto R$ 2,05 bilhões visarão melhorias no Sul e Sudeste do país. O projecto inclui 60 obras estruturantes em todo o Brasil, com destaque para a pavimentação das BRs 158 e 242, em Mato Grosso; BR 135, na Bahia e no Maranhão; e BR 242 em Tocantins.

Outrossim, o governo planeja realizar 13 leilões de licença, potencialmente gerando R$ 122 bilhões em novos investimentos. Segundo o ministro dos Transportes, Renan {Filho}, dez desses leilões beneficiarão diretamente os corredores de escoamento do agronegócio, com aportes previstos de R$ 95 bilhões.

O projecto também prevê a otimização de seis contratos existentes, com um investimento suplementar previsto de R$ 48 bilhões. A expectativa é que essas ações possibilitem a movimentação de 56 milhões de toneladas de grãos unicamente pelos 7,3 milénio quilômetros de vias que conduzem aos portos do Círculo Setentrião, porquê Barcarena e Santarém, no Pará.

Renan {Filho} ressaltou os benefícios já percebidos com os investimentos de R$ 3,6 bilhões realizados em 2023, incluindo melhorias na qualidade da malha rodoviária e aumento na movimentação de cargas. Ele também destacou o potencial da logística reversa, referindo-se ao aumento do fluxo de importação de insumos pelo setentrião do país.

Entre as obras anunciadas, destacam-se a geminação de importantes BRs, construção de pontes e restauração de rodovias essenciais para o escoamento da produção. No setor ferroviário, o projecto contempla intensificar as obras na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e retomar projetos na Transnordestina e Ferrovia de Integração do Núcleo-Oeste (Fico).

Para o Sul e Sudeste, os investimentos previstos para 2024 superam os do ano anterior, focando na geminação de rodovias e licença de novos lotes para obras. Outrossim, a desenlace da Ferrovia Setentrião-Sul é uma das prioridades.

O ministro destacou que o teto de gastos públicos impôs limitações aos investimentos em infraestrutura nos últimos anos, mas o projecto atual visa não unicamente superar esses desafios, mas também melhorar significativamente as condições das rodovias nacionais, essenciais para o escoamento da safra e para a economia do país.

“O teto de gastos transformou o Brasil no país que menos investiu entre todas as economias relevantes. Se investe pouco, obviamente a infraestrutura piora. Agora ela está voltando a melhorar, mas ainda está recuperando um passivo desses últimos anos”, completou o ministro dos Transportes, Renan {Filho}.

Criado em 2016 durante o governo de Michel Temer, o teto de gastos – criticado por Renan {Filho} – limitou o aumento das despesas públicas à variação da inflação. No ano pretérito, o mecanismo foi substituído pelo novo busto fiscal, que limitou os gastos à variação da receita do governo, possibilitando aumentar despesas quando há aumento de arrecadação, o que permitiu ao governo colocar em prática um projecto cobiçoso porquê leste anunciado ontem.





Fonte: Pensar Agro

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