Em coletiva de prelo realizada na tarde desta terça-feira, dia 30/01, na Prefeitura, o Governo Municipal anunciou a geração de um Comitê de Doenças Emergentes no Município de Tangará da Serra, a publicação de um decreto com medidas recomendatórias relativas a COVID-19 e divulgou dados referentes ao mês de janeiro das doenças COVID-19, dengue e chikungunya.
Também foi anunciado que a partir de hoje, o Boletim de Doenças Emergentes será atualizado e divulgado de segunda a sexta-feira nos canais oficiais da Prefeitura.
Participaram da coletiva o Prefeito Municipal, Vander Masson, o Secretário de Saúde, Wellington Bezerra, e as Coordenadoras de Vigilância, Juliana Herrero (Epidemiológica) e Cleonice Zucão (Ambiental).
Dados de 2024
Covid-19: No mês de janeiro de 2024, até o momento, a Vigilância Epidemiológica já registrou 353 casos notificados de Covid-19, sendo que 255 já estão recuperados e 98 estão em isolamento. Não há nenhum paciente internado e também não foi registrado nenhum óbito na cidade no período.
Dengue: Entre 1º e 30 de janeiro de 2024 a Vigilância Epidemiológica registrou 408 casos confirmados de dengue no município.
Chikungunya: Também entre 1º e 30 de janeiro de 2024 a Vigilância Epidemiológica registrou 120 casos confirmados de chikungunya.
Vacinação
Prefeito, Secretário e Coordenadora de Vigilância Epidemiológica foram uníssonos ao informar a população que a vacina contra a COVID-19 está disponível em todas as unidades de saúde do Município. “Tem vacina nos postos de saúde, é importante colocar a vacinação em dia, tomar a ração de reforço e se prevenir”, disse o Prefeito.
Decreto e uso de máscara
O Prefeito Vander também anunciou que será publicado nesta quarta-feira, dia 31/01, Decreto com medidas recomendatórias para controle e subtracção dos casos de COVID-19 em Tangará da Serra. Entre as medidas está a recomendação do uso de máscara em caso de suspeita da doença e/ou sintomas gripais. Também é recomendado o uso de máscaras em unidades de saúde, públicas e privadas.
Procure a USF
Em caso de sintomas gripais, com suspeita de dengue ou chikungunya, ou com sintomas de COVID-19, é recomendado que o paciente procure a unidade de saúde para receber o atendimento. Lembrando que no caso da COVID-19 a testagem é feita exclusivamente a partir do terceiro dia de sintomas. “Em havendo o quadro galeno, é feita a testagem, não havendo ele vai ter que esperar o momento correto. Recomenda-se que o paciente procure as unidades de saúde para esse atendimento. Só em caso extremo, de urgência e emergência, que ele se dirige a UPA, até pra que a gente não tenha um congestionamento na UPA”, destaca o Secretário de Saúde.
Prevenção
O Prefeito Vander conclama a população a fazer a sua segmento na luta contra a dengue e a chikungunya, assim uma vez que contra a COVID-19. “Nós temos uma equipe comprometida, seja na vigilância ambiental, na vigilância epidemiológica e na vigilância sanitária, mas é importante eu, você, todos nós juntos fazermos a nossa segmento e fazermos a diferença, vamos limpar nossos quintais, tirar todos os objetos que acumulam chuva, logo é a hora de todos nós lutarmos contra o mosquito”, disse.
Bloqueios
A Coordenadora de Vigilância Ambiental, Cleonice Zucão, informa que a equipe está atuando diariamente no controle dos possíveis focos de mosquito Aedes Aegypti, realizando o bloqueio. “Nós estamos fazendo os bloqueios nos lugares com casos notificados. As pessoas procuram as unidades de saúde, é encaminhada a notificação para a gente e através dessa notificação nós vamos fazer os bloqueios”, disse.
Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Notícia