Da Redação Avance News
O Fundecitrus lançou uma instrumento que irá ajudar o citricultor na escolha dos defensivos agrícolas para o controle do psilídeo, praga que transmite o greening, doença que pode originar a morte das árvores cítricas.
A instrumento, denominada Avalia Psilídeo, apresenta resultados sempre atualizados, à medida que novos testes são realizados.
O pesquisador do Fundecitrus Wellington Eduardo explica que isso é uma vantagem para o citricultor, que pode escoltar de forma dinâmica qual resultado apresenta maior eficiência no controle do inseto.
A instrumento é fruto de um trabalho de cooperação entre diferentes setores do Fundecitrus, incluindo citricultores, técnicos e pesquisadores.
O pesquisador Marcelo Miranda afirma que a instrumento é importante para o manejo do greening, pois permite que os citricultores saibam quais produtos são mais eficazes em sua região.
Os dados são atualizados sempre à medida que os experimentos são realizados, o que permite ao citricultor escoltar, de maneira dinâmica, qual resultado apresenta maior eficiência no controle do inseto.
A instrumento é fruto de um trabalho de cooperação entre vários setores do Fundecitrus, incluindo pesquisadores, equipes de transferência de tecnologia e citricultores.
“Saber quais produtos estão funcionando na região onde está o seu pomar é uma premência que o produtor tem, e essa instrumento é necessário nesse sentido”, afirma o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres.
Ayres também destaca a prestígio da rotação dos produtos para o combate ao greening.
“Agora é importante que cada um utilize a instrumento e faça a rotação dos produtos de conformidade com os dados disponibilizados por ela, esse é um pilar fundamental no manejo do psilídeo”, finaliza.
O Avalia Psilídeo pode ser acessado em: Power B.I Avalia psilideo.