Em duelo de multicampeões da Copa do Brasil, melhor para o Grêmio, que venceu o Cruzeiro, nesta quarta-feira (31), por 1 a 0, no Mineirão, e seguiu em frente na competição. O gol foi marcado pelo volante Villasanti, aos 26 minutos do primeiro tempo.
Depois do empate em 1 a 1, em Porto Alegre, com o resultado, o Grêmio se classificou para as quartas de final do torneio mata-mata. Os jogos da próxima fase ocorrerão nos dias 5 e 12 de julho.
O sorteio das quartas de final será na terça-feira, dia 6 de junho. O evento ocorrerá na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
Como foi o jogo
Aos cinco minutos, Suárez lançou Cuiabano na área. O meia-atacante deixou a bola quicar e acertou um chute na trave, mas estava impedido e o lance foi anulado.
Em uma jogada pela direita, aos 7’, Wesley cruzou para Henrique Dourado, que ganhou de cabeça do marcador e, em cima da linha, Bruno Alves evitou o primeiro gol do Cruzeiro.
Erro de Oliveira e Villasanti abre o placar
Aos 26 minutos, Oliveira saiu jogando errado, Suárez dominou a bola e rolou para Villasanti. O volante bateu de chapa, sem chances para Rafael Cabral.
Depois de receber um passe pela esquerda, aos 34’, Vital cortou para o meio e acertou um bonito chute, que passou perto do travessão.
Aos 44 minutos, Stênio tabelou com Marlon e cruzou para Henrique Dourado. O camisa 99 dominou, girou e acertou o travessão de Gabriel Grando. Cruzeiro quase empatou!
No minuto seguinte ao chute de Dourado, em busca do gol de empate, Oliveira recebeu um passe dentro da área gremista e fez um chute rasante. Grando defendeu!
Grêmio tem gol anulado
Principal jogador do Cruzeiro em 2023, o atacante Bruno Rodrigues, que iniciou o jogo no banco de reservas, entrou no intervalo na vaga de Stênio.
Aos 17 minutos do segundo tempo, Cuiabano roubou a bola de Wesley e rolou para Bitello, que ampliou o placar para o Grêmio. Inicialmente, a arbitragem validou o gol, mas o VAR chamou Flavio Rodrigues de Souza para rever o lance. Na sequência, o dono do apito anulou o tento gremista.
Aos 36 minutos, Neto Moura arriscou um bom chute de fora da área, mas Grando encaixou a bola e manteve 1 a 0 para o Grêmio.
Depois de uma jogada no lado esquerdo de ataque, com boa defesa de Grando, Gilberto foi travado bem na hora do chute. Seria o empate do Cruzeiro, que não veio.
Cruzeiro 0 x 1 Grêmio
Cruzeiro: Rafael Cabral; William (Igor Formiga), Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Machado (Neto Moura), Wallisson (Gilberto) e Mateus Vital; Stênio (Bruno Rodrigues), Wesley (Daniel Jr.) e Henrique Dourado. Técnico: Pepa.
Grêmio: Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Bruno Alves, Bruno Uvini, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Mila) e Cuiabano (Everton Galdino); Bitello (G. Martins) e Suárez (Diogo Barbosa). Técnico: Renato Gaúcho.
Gols: Villasanti (26min1ºT), do Grêmio
Cartões amarelos: William e Gilberto (Cruzeiro); Kannemann, Everton Galdino e Mila (Grêmio)
Cartão vermelho: Filipe Machado (Cruzeiro)
Público: 41.090 pessoas.
Renda: R$ 1.961.605,00.
Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Data: 30 de maio de 2023 (quarta-feira).
Horário: 20h (de Brasília).
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP).
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Correa (FIFA-RJ) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).
Árbitro de vídeo (VAR): Daiane Muniz (Fifa-SP).