Da Redação Avance News
A empresa GDM anunciou nesta segunda-feira (18.09) que chegou a um acordo para adquirir a totalidade da Biotrigo Genética, uma empresa líder em melhoramento genético de trigo na América do Sul. A conclusão da transação está pendente da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no Brasil e da Comissão Nacional de Defesa da Concorrência da Argentina.
Segundo informações da nota oficial divuulgada pela Biotrigo, a aquisição representa uma oportunidade de inovação para agricultores e multiplicadores, além de abrir possibilidades de desenvolvimento para os colaboradores de ambas as empresas. O CEO da GDM, Ignacio Bartolomé, destacou as semelhanças entre as duas empresas, incluindo suas origens familiares e valores compartilhados de foco no melhoramento genético vegetal. Ele expressou confiança na integração bem-sucedida das operações da Biotrigo com a GDM.
A aquisição permitirá que a GDM expanda seu portfólio e soluções para os agricultores, além de estender sua presença a outros mercados importantes para o trigo, como os Estados Unidos, Canadá e Europa. A GDM planeja investir mais em programas de pesquisa e desenvolvimento em genética vegetal, utilizando tecnologias avançadas, como genômica e edição gênica, com foco no trigo, visando oferecer produtos aprimorados aos agricultores e à indústria de trigo.
A GDM, que está presente no Brasil há 20 anos, continuará sua estratégia de colaboração próxima com os multiplicadores, aplicando tecnologia avançada ao melhoramento genético e mantendo uma logística eficiente.
Os diretores da Biotrigo, André Cunha Rosa e Ottoni Rosa Filho, destacaram a sinergia entre as empresas e o potencial para desenvolver cultivares de alta produtividade. Eles permanecerão envolvidos no negócio como membros do Conselho Consultivo da empresa.
Vale lembrar que, a aquisição está sujeita à aprovação das autoridades antitruste no Brasil e na Argentina, com a Trust & Co Investimentos atuando como assessor financeiro da Biotrigo nesta transação.