A Prefeitura de Tangará da Serra através da Secretaria Municipal de Saúde (CTA/SAE) e Unemat realizaram o I Simpósio Regional de Enfrentamento das Hepatites Virais da Região Médio-Norte. O objetivo é discutir sobre o diagnóstico e as formas de prevenção dessas infecções.
“A gente tem como objetivo falar sobre o tema e melhorar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre as hepatites virais, principalmente a B e a C, que é uma das metas do Brasil, a eliminação até 2030. Nós estamos começando a fomentar uma situação de prevenção e diagnóstico e também o fluxo de tratamento que pode ser todo realizado pelo SUS”, afirmou a Enfermeira e responsável técnica pelo CTA/SAE de Tangará da Serra, Claudia Cunha.
Em Tangará da Serra o CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada) oferece testagem, exames, programas de prevenção e tratamento de doenças infecciosas como as hepatites.
Segundo o Ministério da Saúde a infecção por Hepatites Virais é considerada doença crônica e silenciosa, diagnosticada na maioria das vezes, já em estado avançado.
O Simpósio reuniu profissionais da Coordenação da Atenção Primária de 10 municípios da região Médio-Norte do Estado.
Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa