O Hurb (anteriormente conhecido como Hotel Urbano) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) estão prestes a firmar um acordo que visa reembolsar consumidores prejudicados pelos cancelamentos em massa de viagens. As informações são do g1.
Em nota encaminhada ao portal de notícias, o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, declarou que o Hurb está “desenvolvendo uma plataforma, com previsão de lançamento em outubro, para negociar os valores devidos”.
“Quando a plataforma estiver disponível, o Hurb comunicará aos clientes para que realizem o cadastro e negociem os valores e serviços. A expectativa é que todos os consumidores sejam ressarcidos”, afirmou o secretário.
O acordo deve abranger todos os clientes que adquiriram pacotes entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de maio de 2023, mas não realizaram as viagens.
Conforme o Hurb, os consumidores terão duas opções de reembolso:
- Receber um crédito que poderá ser usado em futuras viagens fornecidas pela empresa; ou
- Optar pela devolução do valor pago, corrigido pela inflação oficial do país – Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).
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“Lembrando que, para aqueles que optarem por crédito, o Hurb oferecerá um bônus adicional. Isso significa que o consumidor não terá que suportar qualquer deságio [desvalorização]”, destacou a empresa.
A Senacon informou que só assinará o acordo quando o Hurb cumprir todas as cláusulas estabelecidas, incluindo a implementação das medidas de reparação aos clientes. A data para a assinatura ainda não foi definida.
Em caso de descumprimento, a Secretaria alertou que o Hurb “poderá ser condenado a pagar uma multa diária de R$ 1 milhão”.
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