Assessoria
Porto Seguro (BA) se preparou para receber, nessa quinta-feira (24), um grupo especial de 87 idosos e 13 cuidadores de Pontal do Araguaia — conhecida como a capital do pequi e cidade da maior fogueira de São João do Brasil.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio do projeto “Melhor Idade”, tem como objetivo proporcionar saúde, qualidade de vida e lazer aos idosos atendidos por programas de bem-estar e convivência. A viagem é resultado de uma articulação com o Conselho Municipal de Assistência Social e os próprios representantes da melhor idade, que escolheram Porto Seguro como destino dos sonhos para sua primeira experiência no litoral.
A escolha do destino teve um significado profundo: 95% dos participantes nunca viram o mar e o fator histórico da cidade — berço da chegada dos portugueses — foi determinante. A comitiva partiu em ônibus fretado, sendo recepcionado no Hotel Porto Center, na Rua Cova da Moça, onde permanecerão até o dia 28.
A programação inclui passeios pelas praias, visitas ao Litoral Sul com destaque para Trancoso, além de momentos de integração com atividades como dança, zumba e ginástica. No ano passado, o grupo viajou para Caldas Novas (GO), mas agora realiza um verdadeiro sonho ao conhecer o oceano Atlântico.
“É uma emoção indescritível ver o brilho nos olhos dos nossos idosos ao realizarem o sonho de conhecer o mar. Trouxemos com muito carinho esse grupo que representa nossa história viva, para viver momentos que ficarão eternizados”, declarou o prefeito de Pontal do Araguaia, Adelcino Francisco Lopes, que acompanha pessoalmente a comitiva junto ao vice-prefeito Luciano Nápoles Costa e uma equipe de apoio capacitada para garantir conforto e segurança.
A recepção oficial foi realizada pelo secretário de Turismo, Guto Jones, acompanhado pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo. “Receber esse grupo tão especial é uma honra para nosso destino. São pessoas cheias de histórias, sabedoria e expectativa. Porto Seguro está preparado para acolher com estrutura, segurança e uma variedade de atrativos esse nicho turístico que cresce cada vez mais: o turismo da melhor idade”, afirmou o secretário de Turismo, Guto Jones. A chegada dos idosos reforça o potencial de Porto Seguro como destino acessível, afetivo e inesquecível para todas as gerações.