A Prefeitura de Lucas do Rio Verde participou, na tarde desta quarta-feira (05), da primeira reunião da mesa do InPacto Lucas, onde estiveram presentes 60 instituições das 106 integrantes do Pacto pela Inovação de Lucas do Rio Verde. Na oportunidade, foram apresentadas e votadas as 24 propostas, sendo escolhidos 13 projetos para serem desenvolvidos no segundo semestre de 2023.
Os projetos atendem a 7 macrodesafios, que são inciativas pensando no futuro do município, na geração de economia verde para os próximos 10 anos. As escolhas são baseadas em:
1 – Educação inovadora;
2 – Geração, atração e retenção de talentos;
3 – Ambiente para inovação e empreendedorismo;
4 – Infraestrutura logística e tecnológica;
5 – Qualidade de vida;
6 – Futuro sustentável;
7 – Comunicação e imagem do município.
“A meta é fazer da nossa Lucas do Rio Verde uma cidade inovadora, com desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e referência em green economy. O primeiro passo foi dado, unimos a comunidade e agora é hora de colocar a mão na massa”, observa o prefeito Miguel Vaz.
De acordo com o coordenador do InPacto Lucas, Marcelo Azevedo, o centro do projeto são as pessoas, levando em conta os macrodesafios. “Todos os projetos têm um viés de formação de pessoas, de entrega de resultado para a sociedade”, destaca Marcelo.
Para o presidente da Cooperativa Sicredi Ouro Verde, Eledir Tecchio, essa é uma data importante, pois marca o momento em que as empresas assumem o compromisso com o projeto, colocando em prática. “Vai trazer muita prosperidade, muitas inovações e também muito desenvolvimento para Lucas do Rio Verde”, aponta Eledir.
O Secretário-adjunto de Turismo do Estado de Mato Grosso, Felipe Wellaton, participou do encontro e destacou que Lucas do Rio Verde já é uma cidade inovadora e já tem boas práticas de sustentabilidade. “Vejo que Lucas do Rio Verde está na vanguarda porque, de uma forma muito propositiva e coletiva, traz as instituições para discutir impacto e discutir sustentabilidade e, principalmente, puxar o eixo da inovação tanto no médio norte quanto em todo estado de Mato Grosso”, finaliza Wellaton.
Confira os projetos selecionados para execução:
Gestão de resíduos Inteligente;
Green School;
Professores Inovadores;
Escola de Programadores;
Agro 4.0;
Escola de Negócios e Empreendedores;
Green Hub;
Startup Lucas;
Crédito Verde;
Saúde Digital;
Think Tank Planejamento Sustentável;
Sandbox Cidade Digital;
Grande Evento de Inovação e Green Economy
A descrição dos projetos está disponível na apresentação em anexo a matéria.