A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que a primeira-dama Janice Ribeiro assume novamente o comando da Secretaria de Assistência Social e Habitação, a partir desta segunda-feira (06). Conforme a secretária, o compromisso é fortalecer as políticas públicas voltadas para a assistência social e habitação no município
Janice, que esteve à frente da Pasta entre o período de janeiro de 2021 a agosto de 2024, trabalhou nos últimos quatro anos no fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher, realizou ações para o combate a violência doméstica, apoiou a inauguração do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher, idealizou a realização da Audiência Pública – você não está sozinha, presidida pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, além de diversas rodas de conversas com mulheres, eventos e cursos profissionalizantes gratuitos para trabalhar a autoestima e independência financeira feminina.
Na Habitação, esteve à frente com o prefeito Miguel Vaz nos projetos habitacionais, entregando 50 casas construídas em parceria com o Governo do Estado (destas 20 já entregues), 1.536 apartamentos do “Condomínio Águas do Cerrado”, 2 mil casas a serem erguidas próximas ao bairro Jaime Seiti Fujii, 350 unidades do Residencial Vida Nova II, já entregues, e os terrenos do “Projeto Sonho Meu”, cuja primeira etapa contemplou 107 lotes e a segunda 180 terrenos, já entregues à população.
“Eu acredito que a Secretaria de Assistência Social vem sempre com grandes desafios. Seguiremos fortalecendo as políticas públicas, como as de combate a todos os tipos de violência, relacionadas à criança, adolescente, aos idosos, às mulheres. As políticas públicas precisam chegar naquele cidadão que mais precisa e que muitas vezes não tem consciência, não tem o conhecimento que essa política existe. Esse é o maior dos desafios”, destaca a secretária Janice Ribeiro sobre os principais projetos para os próximos quatro anos.
A secretária também ressaltou o comprometimento de toda a equipe composta por assistentes sociais e psicólogos. “Tenho apenas elogios à equipe da assistência social, por ser muito comprometida, que sabe o que precisa ser feito em relação à assistência social e eu não tenho dúvida que para esses próximos quatro anos serão ainda melhor, por toda bagagem adquirida. Sei que faremos a diferença nesses próximos quatro anos, não tenho dúvidas”.
O prefeito Miguel Vaz destacou a importância da liderança de Janice Ribeiro. “A secretária fez um trabalho muito importante nesses últimos quatro anos à frente da Secretaria de Assistência Social e Habitação, conduzindo com um olhar humano, atendendo a expectativa das pessoas, acolhendo-as e buscando entender as possibilidades de atender essas demandas. Tivemos grandes desafios dentro da Secretaria. Dentre eles, a seleção e cadastramento das pessoas que demandam por habitação pelo programa Ser Família Habitação, que requer uma atenção especial da Secretaria. Temos novos desafios ainda pela frente, que é, por exemplo, a instalação da Casa de Acolhimento à Mulher em estado de violência, além da possibilidade da vinda da Delegacia da Mulher, que faz com que a secretária esteja muito conectada, preparada para ir em busca, defendendo esses importantes projetos. Janice tem feito isso com muita maestria, então ela é muito bem-vinda e eu continuo sempre acreditando que ela fará um excelente trabalho nestes próximos quatro anos”, concluiu o prefeito Miguel Vaz.
A assistente social Gisele Bellotti, que esteve à frente da Secretaria nos últimos 4 meses, ocupa, a partir de agora, o cargo de secretária-adjunta da Pasta.
Biografia
Nascida em Ampére (PR), Janice Vaz Ribeiro reside em Lucas do Rio Verde desde 1989. É graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicologia da Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Atuou como professora, coordenadora e gestora na rede particular de ensino.
De 2013 a 2016, foi Secretária Municipal de Cidadania e Habitação. De 2021 a 2024, secretária de Assistência social e Habitação.
Envolvida em projetos sociais, atuou como catequista. Desde 2012 tem um grupo de 15 amigas, que se reúnem para trabalhos voluntários. Está à frente da Organização da Sociedade Civil Elas por Todos, criada em 2021 entre amigas.