segunda-feira, fevereiro 24, 2025
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Jayme debate investimentos em Várzea Grande e garante apoio à reeleição de Kalil

O Espaço Cidadania da Parlamento Legislativa de Mato Grosso retomou os atendimentos para confecção de carteiras de identidade nesta segunda-feira (29). Os interessados nesse tipo de serviço devem procurar o sítio, presencialmente,  nos dias úteis, para obter uma senha de atendimento. A distribuição será feita no período matutino, a partir das 7h (75 senhas), e no período vespertino, a partir das 13 horas (50 senhas). Outras informações sobre a confecção de documentos podem ser obtidas pelo telefone (65) 3313- 6529.

“ Agora, no início do ano, a demanda está grande, muitas pessoas estão procurando a ALMT aproveitando as férias escolares”, disse a gerente do Espaço Cidadania, Rosinéia de Jesus, aproveitando para vulgarizar que em 2023 foram confeccionadas muro de 36 milénio carteiras de identidade de adultos e crianças”.

O Espaço Cidadania da ALMT, que reúne serviços considerados essenciais ao cidadão, é o primeiro posto de identificação do Brasil a oferecer biometria para a confecção da Carteira de Identidade Vernáculo (CIN) a crianças de até 5 anos. Um progresso que possibilitou a informatização, além de servir de padrão a outros estados do país.

“Somos os pioneiros no serviço de biometria na fita etária de 0 a 5 anos. O único posto de atendimento no país com esse tipo de equipamento. Antes, os menores sujavam as digitais com as tintas colocadas nos carimbos, hoje a verdade é outra, tudo digitalizado. Estamos ampliando o sítio para melhor atender as crianças e aumentar o número de agendamentos de 15 para 50 ao dia, com hora marcada, sem fileira e com conforto”, explicou a ouvidora-geral da ALMT, Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

SERVIÇOS 

Ouvidoria-Universal

É o setor responsável por receber, julgar e encaminhar denúncias, reclamações, solicitações, elogios, sugestões e considerações referentes a quaisquer atos administrativos, demandados pelos cidadãos-usuários para providências pertinentes da governo pública, muito uma vez que propor as mudanças viáveis e coerentes para melhoria da qualidade desses serviços. 

Trata-se de uma via de notícia direta do cidadão com a Lar de Leis. É visto uma vez que uma forma de promover a transparência e a responsabilidade da organização, aumentando a crédito dos cidadãos e melhorando a qualidade dos serviços.

O Detran, Procon e Defensoria Pública estão todos ligados à Ouvidoria-Universal, dentro do Espaço Cidadania, que disponibiliza quatro canais para o recebimento de manifestações, sendo eles: ouvidoria on-line, e-mail, presencial e o disque-ouvidoria (0800 647 9595).

Espaço Cidadania

Desde março de 2009 oferece ao cidadão um conjunto de serviços públicos considerados essenciais, tais uma vez que: emissão de Carteira de Identidade Vernáculo e Certificado de Antecedentes Criminais.

Atendimento em dias úteis: por ordem de chegada – 7h às 16h

Telefone: (65) 3313-6529

Atendimento restrito para crianças de 0 a 5 anos

Atendimento em dias úteis: 7h às 17h, agendamento restrito pelo telefone

Telefone: (65) 3313-6435

Defensoria Pública

A Defensoria Pública oferece os seguintes serviços: solicitação de enunciação de hipossuficiência (documento que comprova a situação de vulnerabilidade socioeconômica do cidadão), segunda via de CIN, certificado de promanação e isenção matrimonial. Nos demais casos, o cidadão é guiado ao núcleo responsável pelo atendimento.

Atendimento em dias úteis: 7h às 17h

Telefone: (65) 3313-6960 / (65) 3313-6418 / (65) 3313-6961

Procon

O Procon Estadual no Espaço Cidadania, localizado no saguão principal da Parlamento Legislativa, oferece atendimento em dias úteis, das 8h às 17h. O cidadão recebe orientações jurídicas e encaminhamento ao órgão correto; atendimento por telefone; missiva encaminhada ao consumidor com o prazo de 15 dias para saber se a demanda foi resolvida e em caso de negativa, será agendada uma audiência na sede do Procon, e o atendimento on-line, que pode ser feito nos pontos de chegada disponíveis na própria Lar de Leis. 

Telefone: (65) 3313-6528

Detran

No sítio são ofertados os seguintes serviços: renovação de CNH, segunda via de CNH, troca da CNH provisória para definitiva, mudança de dados da CNH, mudança e soma de categoria na CNH, Permissão Internacional para Encaminhar (PID), Certificado de Condutor, 2ª Via do CRV, primeiro emplacamento, transferência de propriedade, município ou jurisdição, inclusão ou baixa de gravame, inclusão e baixa de notícia de venda, inclusão e cancelamento de intenção de venda, mudança de características, mudança de categoria, substituição de motor, baixas de veículos, troca de placa – PIV Mercosul, Sistema Vernáculo de Gravame.

Atendimento em dias úteis: 8h às 17h

Telefone: (65) 3313-6524

Agendamento restrito pelo site www.detran.mt.gov.br




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