O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) irá retomar projeto de soltura de peixes nos rios de Mato Grosso, como parte de um esforço contínuo para repovoar os cursos d’água do estado e restaurar a biodiversidade aquática. Durante sua fala na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (26), o parlamentar destacou a importância da iniciativa para garantir a sustentabilidade dos rios, o equilíbrio ecológico e a continuidade da atividade pesqueira local.
“Repovoar os nossos rios é fundamental para o equilíbrio dos nossos ecossistemas aquáticos e também para o sustento de muitas famílias que dependem da pesca. Estamos falando de uma ação que beneficia a natureza e as gerações futuras. Nós queremos soltar esses peixes em vários rios de Mato Grosso para que quando voltar a pesca, que nós esperamos que volte o mais rápido possível, tenhamos peixes em abundância em nossos rios”, afirmou o deputado.
O deputado ressaltou que a soltura de peixes não é apenas uma questão ambiental, mas também uma ação estratégica para a preservação dos recursos naturais que contribuem para a economia e o bem-estar das comunidades mato-grossenses.
Juca também compartilhou que está em contato com biólogos, piscicultores e especialistas ambientais, buscando implementar soluções eficazes e seguras para o repovoamento dos rios. A troca de informações com esses profissionais visa garantir que a soltura de peixes seja realizada de forma planejada e adequada, levando em consideração as necessidades ambientais e a preservação da biodiversidade local.
O parlamentar tem como inspiração as campanhas “Salve o Peixe, Salve o Rio” – idealizada pelo ex-prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos e “Natureza Viva – Repovoando os Rios de Mato Grosso”, idealizada pelo ex-deputado e presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Ricardo.
“São projetos que deram certo e fizeram muita diferença para o nosso estado. Iniciativas como essas são fundamentais para sensibilizar a sociedade e promover a recuperação dos nossos rios. Fica aqui o meu compromisso em continuar apoiando e lutando por um Mato Grosso mais sustentável, com rios mais saudáveis e uma fauna aquática restaurada para as próximas gerações”, comentou Juca do Guaraná.
O deputado também anunciou que continuará trabalhando em parceria com o deputado Wilson Santos (PSD), com as autoridades e com a sociedade civil para garantir a continuidade das ações de preservação dos rios e a recuperação dos ecossistemas aquáticos.
Fonte: ALMT – MT