O Governo da Rússia “lutou” para montar uma “resposta rápida e eficaz” à rebelião do Grupo Wagner, disse o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) em um comunicado no sábado (24), destacando “fraquezas de segurança interna provavelmente devido à surpresa e ao impacto de pesadas perdas em Ucrânia.”
A organização explicou que “Wagner provavelmente poderia ter chegado aos arredores de Moscou se Yevgeny Prigozhin decidisse ordenar que o fizessem”.
A “missão fundadora” da Guarda Nacional da Rússia, é “proteger as ameaças internas à segurança do governo russo”, prosseguiu o instituto.
“É notável que a Guarda Nacional não tenha se engajado mesmo quando Wagner capturou ativos militares críticos em Rostov-on-Don e destruiu aeronaves militares russas”, citou.
“Os dedicados órgãos de segurança interna do Kremlin falharam em responder a uma força militar independente que capturou o quartel-general do Distrito Militar do Sul e avançou sobre Moscou. E Wagner provavelmente poderia ter alcançado os arredores de Moscou se Prigozhin optasse por ordená-los a fazê-lo”, finalizou.
*Publicado por Douglas Porto