O lançamento ao espaço do Jupiter 3, o maior satélite de comunicações do mundo, foi abortado nesta quinta-feira (27), por volta das 0h04 (de Brasília). Ele estava a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, que partiria de uma base na Flórida, nos Estados Unidos. Uma nova tentativa deve ser realizada na madrugada da sexta-feira (28).
Conforme a empresa, o lançamento não aconteceu “devido a uma violação dos critérios de aborto”. O veículo e a carga útil estão em boas condições de saúde”, prosseguiram.
Standing down from tonight’s Falcon Heavy launch of the @HughesConnects JUPITER 3 mission due to a violation of abort criteria. Teams are resetting for a launch attempt tomorrow, July 27; vehicle and payload are in good health
— SpaceX (@SpaceX) July 27, 2023
O satélite compactado tem, aproximadamente, o tamanho de um ônibus escolar. Quando estiver posicionado e aberto no espaço, terá comprimento de um prédio de 10 andares, com 14 painéis solares.
Ele fornecerá suporte para consumidores e empresas, com internet, Wi-Fi a bordo, conexão para celulares e implementações de mobilidade aeronáutica e marítima.
Produzido pela Hughes e fabricado pela Maxar, estará pronto para a tecnologia 5G, conectando consumidores nas Américas. Ele ficará a mais de 35 mil quilômetros acima da Terra.
“Como o maior satélite de comunicações comerciais já lançado, o Jupiter 3 trará mais capacidade para as áreas que mais precisam, atingindo quase 80% das populações nas Américas”, diz a Hughes.
Com 500 gigabits por segundo (gbps), o Jupiter 3 terá mais capacidade de conexão do que os dois outros satélites dessa série juntos — o Jupiter 1, lançado em 2012, com 120 gbps de capacidade; e o Jupiter 2, lançado em 2016, com 200 gbps.
Veja fatos sobre o Jupiter 3:
- Espectro: banda Ka, mais banda Q e V para gateways;
- Cobertura: América do Norte e América do Sul;
- Velocidade: Até 100 Mbps;
- Capacidade: Mais de 500 Gbps;
- Tamanho compactado: aproximadamente do tamanho de um ônibus escolar (7,9 metros);
- Tamanho implantado: painéis solares abrangem 10 andares (38 metros);
- Painéis solares: 14;
- Posição: 95° de longitude oeste;
- Distância: 35.888 km acima da Terra;
- Fabricante: Maxar;
- Setores de serviço: consumidores, pequena empresa, companhias, governos, prestadores de serviços e mobilidade aeronáutica e marítima.
Veja também: Nasa oferece ao Brasil novo satélite para monitorar Amazônia
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”tecnologia” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”_pn_5iexYs8″
*Publicado por Douglas Porto, com informações de Tiago Tortella