Objeto cilíndrico e enferrujado encontrado em uma praia da Austrália, em Green Head, no último domingo (16) foi levado para um local secreto pela Agência Espacial Australiana (ASA), que estuda as possíveis origens do suposto lixo espacial.
A ASA acredita que é provável tratar-se de um motor de foguete, como publicado no Twitter oficial da agência, contrariando a teoria de que seriam destroços de um avião comercial.
“O objeto pode ser de um veículo de lançamento espacial estrangeiro e estamos em contato com contrapartes globais que podem fornecer mais informações”, escreveu a agência.
We are currently making enquiries related to this object located on a beach near Jurien Bay in Western Australia.
The object could be from a foreign space launch vehicle and we are liaising with global counterparts who may be able to provide more information.
[More in comments] pic.twitter.com/41cRuhwzZk
— Australian Space Agency (@AusSpaceAgency) July 17, 2023
A mesma posição é partilhada pela polícia australiana que afirma que, “ao contrário do que se especula, não há provas que sustentem a teoria de que o objeto esteja ligado de alguma forma a um avião comercial”.
Segundo o jornal The Guardian, esta não é a primeira vez que a agência afirma que o objeto pode ser parte de um veículo espacial estrangeiro, dizendo agora que estão trabalhando internacionalmente para tentar identificar o cilindro com cerca de 2,5 metros de altura.
VÍDEO – Índia lança missão espacial em direção a lado oculto da Lua
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”KY7-M4eaRfs”
É certo que antes do objeto ser levado para um local secreto, a polícia australiana criou um cordão de segurança “para garantir que o objeto não representasse qualquer perigo para a comunidade”, enquanto os peritos da agência espacial trabalhavam na sua identificação.
Os peritos não são os únicos a tentar decifrar a origem do objeto e, nas redes sociais, há diversos palpites sobre o que poderá ser.
A principal aposta é a de que se trata de lixo espacial de um foguete indiano, o LVM3-M4, lançado para órbita terrestre na última sexta-feira (14), como anunciado no conta oficial do Twitter da Organização Indiana de Pesquisa Espacial.
“Veículo LVM3 M4 lançou Chandrayaan-3 em órbita com sucesso”, diz o tweet.
LVM3 M4/Chandrayaan-3 Mission:
LVM3 M4 vehicle🚀 successfully launched Chandrayaan-3🛰️ into orbit.— ISRO (@isro) July 14, 2023