quinta-feira, 28 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeCidadesLucas do Rio Verde recebe 3ª etapa do campeonato estadual de BMX

Lucas do Rio Verde recebe 3ª etapa do campeonato estadual de BMX

Investir em educação sempre gera bons resultados. Na última sexta-feira (17), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que apontam Lucas do Rio Verde com o maior índice de alfabetização no estado de Mato Grosso. Com uma taxa de 97,16% da população, com 15 ou mais anos de idade sabendo ler e escrever, o município ficou acima da média do estado (94,19%) e do país (93%). Os dados são do Censo Demográfico 2022.

“Esse é um tema que me toca muito, pois eu ensinei o meu pai a ler e a escrever. A alfabetização permite que as pessoas participem da sociedade de uma forma mais plena, exercendo a cidadania de maneira mais consciente e ativa. Além disso, pessoas passam a ter mais acesso a informações sobre saúde, educação e cuidados preventivos, mais acesso ao mercado de trabalho. A educação como um todo contribui para a formação de uma força de trabalho mais qualificada, com mais renda, como também para o fortalecimento do empreendedorismo, estimulando o desenvolvimento econômico local. Por isso é muito importante o nosso apoio, do poder público, em ações que melhorem, cada vez mais, esses índices e a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

Depois de Lucas do Rio Verde, ficaram em segundo e terceiro lugar no ranking de alfabetização os municípios de Primavera do Leste, com 96,81%, e Cuiabá, com 96,73%, respectivamente.

Parceria em favor da alfabetização

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Governo do Estado, tem desenvolvido o programa “Mais MT Muxirum” no município. O programa é uma das ações da Política de Educação de Jovens e Adultos – EJA, e tem como objetivo reduzir a taxa de analfabetismo.

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o programa é para alfabetizar pessoas com mais de 15 anos, que não tiveram acesso à escola no tempo certo. “O nosso foco é alfabetizar, sempre. As aulas acontecem com metodologias específicas para facilitar a alfabetização. Ficamos sempre muito felizes em fazer parte da vida de tantas pessoas e, mais do que isso, levar educação para todos”, enfatizou a secretária.

A palavra “muxirum” vem do tupi guarani, que significa “mutirão”, “fazer juntos”. O programa possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, que não tiveram acesso à escola, tendo agora a chance de aprender a ler e escrever.

Desde o início do programa, em 2021, cerca de 100 pessoas já aprenderam a ler e escrever através do “Mais MT Muxirum” em Lucas do Rio Verde. Neste ano, está prevista para o mês de junho a abertura de quatro novas turmas para pessoas com 15 anos ou mais, que não tiveram a oportunidade de se alfabetizarem anteriormente. As aulas, que acontecem quatro vezes por semana, com duração de 4h/dia, devem acontecer em escolas localizadas nos seguintes bairros da cidade: Luiz Carlos Tessele Junior, Rio Verde, Vida Nova e Cerrado. Quando as inscrições forem abertas, a Prefeitura divulgará em suas redes sociais e site oficial.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS