Lula orienta Jaques Wagner a 'acompanhar' Galípolo em reuniões com senadores; governo espera sabatina na próxima semana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escalou o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, a acompanhar as reuniões do economista Gabriel Galípolo com senadores nos próximos dias.
Galípolo, que já é diretor de Política Monetária do Banco Central, foi indicado por Lula na semana passada para assumir a presidência da instituição pelos próximos quatro anos. O mandato do atual presidente, Roberto Campos Neto, termina em 31 de dezembro.
A indicação, no entanto, ainda precisa do crivo do Senado. A regra prevê que o indicado seja sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. E que o nome seja aprovado por maioria simples, tanto na comissão quanto no plenário do Senado.
“Focar neste momento de apresentar mais uma vez o Gabriel Galípolo aos líderes e aos membros da CAE. Depois vai ter uma segunda etapa que é o plenário […] Vai fazer esse périplo agora no Senado, a partir de hoje, acompanhado do líder Jaques Wagner”, explicou o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após reunião com Lula e ministros no Planalto.
“Gabriel Galípolo está mais do que preparado para fazer com que o Banco Central cumpra os quatro objetivos que estão na lei de autonomia do Banco Central: fomento ao pleno emprego, efetividade do sistema financeiro, a suavização de qualquer tipo de oscilação econômica, do respeito à política monetária”, disse Padilha.
Gabriel Galípolo foi o “número 2” do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no início do governo atual – e já passou por uma sabatina no mesmo rito para assumir uma diretoria no BC, em 2023. A indicação para a presidência, no entanto, requer que o protocolo seja repetido.
Economista e professor, Galípolo já tinha ocupado cargo público no governo estadual de São Paulo, mas não circulava entre os políticos na capital federal até o ano passado.
Diferentemente de Jaques Wagner: um dos políticos mais experientes entre os quadros atuais do PT e que, além de líder do governo, deve ser o relator da indicação de Galípolo no Senado.
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), deve se reunir nesta terça-feira (3) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar da indicação de Galípolo.
Reuniões pré-sabatina são ‘praxe’
As reuniões com os senadores não fazem parte do rito obrigatório previsto na Constituição, mas se tornaram uma rotina em Brasília.
O indicado a um cargo de primeiro escalão comparece aos gabinetes do Senado para se apresentar, dizer o que pensa sobre temas importantes daquela área e, direta ou indiretamente, pedir o apoio de cada parlamentar.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
FuncionalAlways active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.