Vânia Neves | Unaf
Em Mato Grosso, o mês de junho não é apenas marcado pelas tradicionais festas juninas, mas também pela conscientização sobre a importância da doação de sangue. Com a finalidade de ajudar na conscientização, a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, apoia as campanhas de doação de sangue, em uma iniciativa conhecida como ‘Junho Vermelho’.
Para ajudar na mobilização, nesta quarta-feira (05.06), Virginia Mendes publicou em suas plataformas digitais: “A doação de sangue é um gesto simples, mas de um impacto gigantesco. Pense nas mães, pais, filhos e amigos que podem continuar suas histórias graças à sua generosidade”, lembrou.
O MT Hemocentro é o único banco de sangue público do Estado. Virginia Mendes, que também é madrinha da unidade, ressaltou a segurança do local: “Profissionais capacitados e um local preparado para receber todos com todo cuidado e segurança. Cada gota de sangue doada é uma esperança renovada para quem está enfrentando desafios de saúde”, reforçou a primeira-dama de MT.
Ela ainda destacou a importância das doações serem regulares: “Vamos incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras regulares. Todos os dias, pacientes precisam de transfusão, de insumos que encontramos somente no sangue para dar sobrevida a alguns casos de doenças, como ocorre com pacientes oncológicos, dentre outros casos”, pontuou Virginia Mendes.
A campanha “Junho Vermelho” vai além de simples eventos e divulgações. É uma mobilização em larga escala que envolve a sociedade como um todo. Durante todo o mês, serão realizadas ações de sensibilização em diversas partes do estado, com o objetivo de incentivar as pessoas a se tornarem doadoras de sangue.
Critérios para Doação
O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem no ato da doação documento oficial com foto; pesem mais que 51 kg; estejam em bom estado de saúde e bem alimentados. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias.