Quatro jogos abrem neste sábado (3) a primeira tempo da 21ª edição da Despensa do Nordeste, maior competição regional do futebol brasiliano. O torneio, denominado de Lampions League (referência à Champions League da Europa) reúne 16 clubes e terá premiação recorde de R$ 50 milhões, totalidade 20% mais superior comparado ao de 2023.
“Esse valor poderá ser até aumentado. Estamos negociando novos patrocinadores. Se conseguirmos mais parceiros, esses recursos serão destinados para os clubes. O objetivo da CBF é tornar ainda mais sedutor financeiramente a competição para os times e federações e mais interessante para os torcedores, que adoram a Despensa do Nordeste”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em prova ao site da entidade.
A partir das 16h (horário de Brasília), a esfera rola no Estádio dos Aflitos, em Recife, entre Náutico e Botafogo-PB. No mesmo horário, o Fortaleza recebe o América-RN na Redondel Castelão, com arbitragem 100% feminina, vestimenta inédito na competição. A árbitra da partida será a paraibana Ruthyanna Camila, que atuará em parceria com as assistentes serão Brigida Cirilo (AL), e Carla Renata Cavalcanti (PE). A quarta árbitra será Elizabete Esmeralda Cordeiro (CE), assessorada por Simone Xavier (RJ), e a comentador de campo Adeilma Luzia (RN).
VEEEEM LOGOOO, FINAL DE SEMANA! 😍
A Despensa do Nordeste começa amanhã, logo fiquem ligados em nossa agenda! 🏆⚽ pic.twitter.com/mvrNqL1vCQ
— Despensa do Nordeste (@CopaNordesteCBF) February 2, 2024
Na primeira tempo do torneio os 16 clubes estão divididos em dois grupos, que se enfrentam em jogos únicos, ao longo de oito rodadas. Na Chave A estão Ceará, Sport, CRB, Vitória, Botafogo-PB, América-RN, River, Maranhão. Já o Grupo B tem Fortaleza, Bahia, Náutico, ABC, Juazeirense, Altos, Treze e Itabaiana. Os times mais muito colocados em cada grupo avançam às quartas de final, programadas para encetar em 10 de abril. Unicamente a disputa do título – a taça tem o sobrenome de orelhuda – terá jogos de ida e volta, nos dias 5 e 9 de junho. O clube de melhor campanha fará a final em moradia.
O atual vencedor nordestino é o Ceará, que no ano pretérito derrotou o Sport nos pênaltis. Foi o tricampeãonato do Vozão, que já levantara a Orelhuda (sobrenome da taça da Despensa do Nordeste) em 2015 e 2020. No entanto, a Bahia ostenta os maiores campeões da história da Lampions League: tanto o Bahia, quanto o rival Vitória colecionam quatro títulos cada. O Esquadrão de Aço foi vencedor em 2001, 2002, 2017 e 2021. Já o Vitória conquistou o título em 1997, 1999, 2003 e 2010.