Da Redação Avance News
Tudo sobre China
Após finalizar sua instalação no final de junho, a Three Gorges Energy conectou à rede de energia a primeira turbina eólica offshore de 16 megawatts do mundo. Com um impressionante diâmetro de rotor de 260 metros, essa torre colossal fornecerá energia limpa para cerca de 36.000 residências chinesas.
- Apesar de não parecer tão fora do lugar, erguendo-se em um campo de outros gigantes menores, a MingYang Smart Energy MySE 16-260 é a maior já conectada à rede.
- O “motor” e o gerador alojados no topo de sua torre de 152 metros pesam incríveis 385 toneladas
- Cada uma das suas três pás de 123 metros adiciona mais 54 toneladas, penduradas em um dos lados do eixo do gerador.
- A cada volta completa, a turbina varre aproximadamente 50.000 metros quadrados de ar (o equivalente a sete campos de futebol).
- Cada volta envia até 34,2 kWh de energia para o sistema de energia chinês.
- Anualmente, estima-se que a turbina eólica contribuirá com cerca de 66 gigawatt-horas.
Leia mais:
Essa unidade de demonstração está instalada no parque eólico offshore de Fujian, no Estreito de Taiwan, onde aproveitará um efeito natural de túnel de vento. De acordo com o Grupo Three Gorges, essa região experimenta condições de “quase tempestade” de nível 7, com ventos que excedem 51 km/h em mais de 200 dias por ano.
A área é propensa a tufões, e essa enorme turbina tem a oportunidade de provar sua resistência contra os elementos. Ela foi projetada para suportar ventos de até 287 km/h, o que deixa uma margem acima das condições mais violentas já registradas no Pacífico Norte Ocidental: o Tufão Tip, que apresentou ventos sustentados de 260 km/h em 1979.
Vale ressaltar que, com as mudanças climáticas avançando, os sistemas climáticos estão se tornando cada vez mais imprevisíveis.
As turbinas eólicas offshore continuarão crescendo em tamanho; a China State Shipbuilding Corporation já estava construindo uma turbina de 18 megawatts em janeiro, e é provável que um anúncio de uma turbina de 20 MW seja feito em breve.
Uma vez que a área de um círculo é igual a pi vezes o quadrado do raio, cada metro adicionado ao comprimento das pás de uma turbina tem um efeito significativo na área varrida a partir da qual a energia pode ser colhida, tornando o tamanho maior definitivamente melhor.
Com informações de New Atlas.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!