Mais de 1,7 mil pessoas já procuraram o governo brasileiro em busca de apoio para deixar Israel, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores.
Os contatos foram realizados com a embaixada brasileira em Tel Aviv. São, em geral, brasileiros. Mas pessoas de outras nacionalidades também podem ter procurado ajuda.
Desde o início do conflito, o Itamaraty disponibilizou um formulário eletrônico para o cadastramento de brasileiros e familiares.
O Itamaraty informou estar aberto a pedidos de países sul-americanos que necessitem de apoio da missão de repatriação brasileira para auxiliar no retorno também de seus nacionais. A prioridade é o resgate de brasileiros, mas o Brasil se colocou à disposição para cooperar com outros países.
A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira enviada na missão de resgate chegou a Roma, na Itália, na manhã desta segunda-feira (9). Neste momento, aguarda autorização do governo de Israel para buscar o primeiro grupo de brasileiros em Tel Aviv. A expectativa é que isso aconteça na tarde de terça-feira (10).
O Comando da Aeronáutica disponibilizou, ao todo, seis aviões. A missão é coordenada pelos ministérios de Relações Exteriores e da Defesa.
Veja também: Primeiro avião da FAB partiu rumo ao Oriente Médio para repatriar brasileiros
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”Xs5-T6Sv4s4″
Compartilhe: