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domingo, 13 abril 2025
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Mapa faz balanço do primeiro trimestre: R$ 223 bilhões em vendas externas

Da Redação Avance News

O agronegócio brasileiro fechou o primeiro trimestre de 2025 com o maior volume de exportações da história para o período, movimentando mais de R$ 223 bilhões em vendas externas, segundo balanço divulgado pelo Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Só no mês de março, foram exportados R$ 92 bilhões em produtos do agro — o segundo melhor desempenho já registrado para esse mês. Esse avanço foi puxado principalmente pelo aumento no volume exportado, que cresceu mais de 10% na comparação com março do ano passado.

Entre os principais produtos exportados no mês estão a soja em grãos, com R$ 33,6 bilhões (+7%), o café verde, com R$ 8,3 bilhões (+92,7%), a carne bovina in natura, que movimentou R$ 6,5 bilhões (+40,1%), a celulose, com R$ 5,8 bilhões (+25,4%), e a carne de frango in natura, com R$ 4,6 bilhões (+9,6%).

O destaque, segundo as informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ficou para o café verde, que dobrou de valor em relação a 2024, e para a carne bovina, que avançou mais de 40% nas exportações. A soja também manteve sua força, com R$ 33,6 bilhões exportados no mês.

O superávit do setor no primeiro trimestre foi de R$ 192 bilhões. A China, junto com União Europeia e os Estados Unidos, continuam como os maiores compradores, respondendo por mais da metade do que o agro brasileiro exportou. Também teve aumento nas vendas pra países da Ásia, tipo Vietnã, Turquia, Bangladesh, Indonésia que compraram mais soja, celulose, carnes e, algodão.

O número representa um crescimento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado e confirma o bom momento vivido pelo setor no mercado internacional. Para o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o agronegócio brasileiro tem se consolidado como um dos principais motores da economia nacional.

“Esses números confirmam que estamos promovendo o crescimento do agro com responsabilidade, sustentabilidade e com os olhos voltados para novos mercados e oportunidades para produtos com maior valor agregado”, afirmou o ministro.





Fonte: Pensar Agro

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