Da Redação Avance News
Depois de 6 anos de planejamento, a JBS anunciou nesta quarta-feira (12) que vai propor aos acionistas a aprovação de uma dupla listagem das ações no Brasil e nos Estados Unidos: na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
A operação tem como objetivo ampliar a capacidade de investimento para expansão da companhia – líder mundial na produção de alimentos – e aumentar o acesso de investidores institucionais e de varejo às ações representativas das operações consolidadas.
Canal Rural: Qual é o propósito e o significado da dupla listagem de ações anunciada pela JBS?
Gilberto Tomazoni: Essa dupla listagem representa um importante passo para alinhar a estrutura de capital da JBS com a nossa expansão e presença global. Como uma multinacional brasileira de destaque, já temos uma sólida atuação tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Com a proposta de dupla listagem, estamos buscando ajustar nossa estrutura financeira de acordo com nossa realidade operacional atual.
Canal Rural: A JBS emprega aproximadamente 260 mil pessoas em todo o mundo. Diante desse cenário, existe algum plano em andamento para expandir ainda mais os negócios da empresa?
Gilberto Tomazoni: Sem dúvida alguma, a proposta de uma dupla listagem no Brasil e nos Estados Unidos é um marco significativo para aprimorar a flexibilidade e a capacidade de financiamento da nossa empresa, bem como para expandir nossa capacidade de crescimento. Com a aprovação deste projeto, a JBS estará em posição privilegiada para realizar movimentos transformacionais que vão além do crescimento que já temos alcançado até o momento.
Canal Rural: Como a implementação deste plano impactará a estratégia global da empresa?
Gilberto Tomazoni: A estratégia não altera a estratégia da companhia. O que estamos criando com essa dupla listagem é a condição de acelerar nossos planos estratégicos de crescimento. Como mencionado anteriormente, ela aumentará e ampliará nossa capacidade de financiamento para o crescimento, proporcionando flexibilidade no financiamento desse crescimento. Portanto, a estratégia em si não muda. O que muda é o aumento de nossa capacidade e, com isso, a aceleração de nosso crescimento.
Canal Rural: Com base nesse plano e no anúncio realizado, quais serão as próximas etapas daqui para frente?
Gilberto Tomazoni: Hoje estamos solicitando o registro na SEC, o órgão regulador responsável pela listagem nos Estados Unidos. A próxima fase envolve várias etapas, incluindo o processo legal com a CVM. Acreditamos que esse processo conjunto entre a CVM e a SEC levará aproximadamente 30 dias. Após esses 30 dias, estaremos prontos para convocar a assembleia dos acionistas, o que levará mais 30 dias. Portanto, a partir de hoje, estimamos um prazo total de 60 dias para submetermos o nosso projeto à votação na Assembleia, onde será necessário obter a aprovação dos acionistas minoritários. Se o projeto for aprovado, planejamos iniciar a negociação das ações no Brasil e nos Estados Unidos a partir de dezembro deste ano.