quinta-feira, 21 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeVariedadeMas já? Google lança Android 16 para testes iniciais

Mas já? Google lança Android 16 para testes iniciais

Da Redação Avance News

O Google lançou a primeira versão da prévia do Android 16 para desenvolvedores na terça-feira (19). Com isso, a big tech dá uma ideia do que vem por aí na próxima versão do Android. Isso um mês após o Android 15 chegar a aparelhos Pixel (linha do Google).

De acordo com o cronograma do Google, a primeira versão beta pública do Android 16 estará disponível em janeiro de 2025. O lançamento público final deve ocorrer após abril, provavelmente alinhado com o evento anual I/O do Google, no qual a empresa geralmente anuncia atualizações do Android e novidades para produtos.

Prévia do Android 16 expande biblioteca de fotos e compartilhamento de dados médicos

Esta primeira prévia do Android 16 expande a biblioteca de fotos e as capacidades de compartilhamento de dados médicos nos aplicativos. “Este é o início de uma liberação mais frequente de APIs do Android”, escreve Matthew McCullough, chefe da área de Desenvolvedores Android, em post no Android Developers Blog.

Imagem ilustrativa de como deixar seu celular Android mais seguro
Primeira prévia marca ‘início de uma liberação mais frequente de APIs do Android’ (Imagem: Alberto Garcia Guillen/Shutterstock)

A prévia do Android 16 disponibilizada pelo Google permite que os desenvolvedores integrem o seletor de fotos do Android — aquele menu que permite aos usuários selecionar imagens e vídeos que desejam compartilhar — diretamente em seus aplicativos.

Isso deve tornar o compartilhamento de mídia com os aplicativos mais fluido, sem conceder acesso à biblioteca completa de arquivos do dispositivo ou armazenamento em nuvem, conforme apontado pelo Verge.

Leia mais:

Pessoa segurando celular enquanto aparelho carrega atualização do Android
Prévia do Android 16 tem ‘versão inicial de APIs que suportam registros de saúde’ (Imagem: Andri wahyudi/Shutterstock)

Além disso, uma prévia do aplicativo Health Connect “contém uma versão inicial de APIs que suportam registros de saúde” que “permite que aplicativos leiam e escrevam registros médicos no formato FHIR“, segundo o Google.

Isso pode permitir que aplicativos e dispositivos médicos compartilhem informações e registros médicos (com consentimento explícito do usuário). Seria parecido ao que os wearables e dispositivos fitness já fazem. Também lembraria o aplicativo Saúde da Apple.

A prévia também inclui a versão mais recente do Privacy Sandbox, substituição em desenvolvimento do Google para o ID de publicidade do Android.



Fonte: Olhar Digital

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS