Da Redação Avance News
A prometida massa de ar frio chega com força neste sábado, atingindo o Sul, Sudeste e o Centro-Oeste, trazendo grande volume de chuva e baixas temperaturas. Nem o Norte e o Nordeste ficam impunes e também devem receber elevados índices de precipitação. Confira a previsão para todo o país:
Sul
No sábado, o ar frio avança e o dia começa gelado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná. Tem possibilidade de geada nos pontos mais altos das serras gaúcha e catarinense e na região de Bagé (RS). Podemos ter as primeiras temperaturas negativas do ano entre São Joaquim e Bom Jardim da Serra. No norte e leste paranaense, ainda pode chover em pontos isolados por conta da circulação de ventos. O dia em Curitiba será nublado, chuvoso e frio.
Sudeste
No sábado, o ar frio avança pelo estado de São Paulo e as temperaturas despencam na capital paulista, com máximas que não passam de 22ºC e mínima invertida. Na Região Metropolitana, região de Campinas, Sorocaba e no Vale do Ribeira, a previsão é de um dia nublado e chuvoso, sem temporais, mas com volumes altos. No litoral paulista, Vale do Paraíba, litoral sul do Rio de Janeiro, região serrana fluminense e Grande Rio, a chuva será frequente e volumosa durante todo o dia. Assim, é alto o risco de transtornos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos. A chuva também aumenta no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira. Em Belo Horizonte, a temperatura diminui e há atenção para chuva moderada. Em Vitória, dia quente e com pancadas de chuva.
Centro-Oeste
Um ar frio avança pelo continente e chega até áreas do sul e oeste de Mato Grosso do Sul diminuindo as temperaturas já no amanhecer. À tarde, as temperaturas continuam amenas entre Eldorado, Amambai e Porto Murtinho. Já em Mato Grosso, as máximas também ficam mais baixas entre Pontes e Lacerda, Cáceres e Poconé. Em relação à chuva, a chance aumenta à tarde e pode chover forte em todos os estados, com temporais no interior mato-grossense e goiano.
Nordeste
No sábado, previsão de pancadas no interior da Bahia e chuva frequente entre os litorais maranhense e cearense. Tem alertas em São Luís e em Fortaleza. Em áreas do Sertão, ar quente e seco, com índices abaixo de 30%.
Norte
O sábado começa com chuva no Amazonas, Roraima e Pará. Ao longo do dia, as instabilidades se espalham por todos os estados, com previsão de temporais isolados. Em Boa Vista (RR) e em Manaus (AM), chove o dia todo.