domingo, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosMassa de ar frio sobe até o norte de Minas

Massa de ar frio sobe até o norte de Minas

Da Redação Avance News

Para esta quinta-feira (18/05) o avanço da massa de ar frio e seco colo centro e leste do país, garante um amanhecer de temperaturas mais baixas até em áreas ao norte de Minas Gerais. Os termômetros devem registrar marcas perto ou abaixo dos 13°C até mesmo em áreas do Distrito Federal. 

Mesmo com o dia mais frio, o sol se faz presente em praticamente todos os setores abaixo do norte de Goiás. Com isso, o aquecimento é rápido e as temperaturas podem superar os 34°C nas áreas mais centrais do Brasil.

Ainda sobre a massa de ar frio, existe a possibilidade para a formação de algumas geadas de fraca intensidade e pontuais sobre a Serra e Planalto Catarinense, indo até o sul do Paraná. 

Por outro lado, na faixa norte do país, a maior presença de umidade combinada com outros fatores de instabilidades devem promover as condições de chuvas desde o Rio Grande do Norte até o oeste do Amazonas. 

Além disso, há pelo menos duas regiões com potenciais alertas para esta quinta. Áreas entre o Paraná ao Triângulo Mineiro devem registrar baixos índices de umidade. Já em áreas do Tocantins e Maranhão, os temporais podem ser localmente fortes com a possibilidade da queda de granizo.

Veja o mapa e a previsão por região na sequência.

Região Norte
As instabilidades de altitude, aliadas ao calor e umidade, formam as nuvens carregadas na região. As chuvas se concentrarão principalmente na faixa norte, embora se espere uma quantidade acumulada inferior à registrada no dia anterior. Enquanto isso, áreas mais ao sul – como Acre, sul do Amazonas, sul do Pará e sul do Tocantins – devem ter predomínio de tempo seco, sendo uma condição favorável para atividades agrícolas. Importante destacar que há a possibilidade de formação de temporais ao norte do TO, com potencial para queda de granizo. 

Região Nordeste
Nesta quinta a presença de instabilidades de altitude, somadas ao calor e à umidade na superfície, que podem dar origem a nuvens carregadas sobre o Maranhão, metade norte do Piauí e Ceará. Os acumulados variam entre os 20 a 25 mm em áreas de Sertão de Senador Pompeu (CE) a Chapadinha (MA). Ao sul do Maranhão, algumas podem ter o registro de temporais mais fortes com a presença de granizo. Por outro lado, os ventos úmidos vindos do oceano serão responsáveis pela formação de chuvas no litoral norte da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. No entanto, o sertão baiano, até o sul do Piauí e o oeste de Pernambuco, enfrentarão tempo seco, com temperaturas elevadas e índices de umidade consideravelmente baixos.

Região Centro-Oeste
A região continuará sob o domínio de uma massa de ar seco e frio, que impede a chegada de umidade e a formação de nuvens carregadas. Esse fenômeno acarretará em um amanhecer com temperaturas baixas no Bolsão Sul-Matogrossense e no sul de Goiás, com algumas áreas do Distrito Federal registrando marcas abaixo dos 13°C. No entanto, durante o dia, a presença do sol será intensa, causando um forte aquecimento. Em termos agrícolas, o clima seco favorece o desenvolvimento do algodão, podendo contribuir para a qualidade da fibra. No entanto, a escassez de chuva no horizonte pode trazer restrições hídricas para algumas lavouras, exigindo atenção dos agricultores ao manejo da irrigação.

Região Sudeste
Nesta quinta, a intensificação e expansão de uma massa de ar frio, favorece uma madrugada e manhã bastante geladas. Em regiões montanhosas de Minas Gerais, como em Pouso Alegre, as temperaturas podem se aproximar da marca de zero graus. Nas imediações de Amparo (SP), espera-se que os termômetros amanheçam abaixo dos 8°C. Em contraste, a forte incidência solar deve trazer uma tarde com temperaturas perto dos 31°C em Votuporanga (SP) e até 34°C em Januária (MG). Esta época do ano traz maiores riscos para os baixos índices de umidade, especialmente no Triângulo Mineiro e Noroeste Paulista. Esse tempo seco é favorável para os trabalhos em campo, incluindo a colheita do café e cana-de-açúcar, com poucas interrupções esperadas.

Região Sul
Com um tempo muito semelhante ao dia anterior, a manhã será caracterizada por temperaturas mais baixas e pela presença de nevoeiros, com condições propícias para a formação de geadas fracas na serra e planalto catarinense. Entretanto, com o avanço das primeiras horas de sol, os termômetros devem subir rapidamente, proporcionando um aquecimento significativo durante o dia. Já no período da tarde, as previsões apontam para uma atmosfera mais quente e seca, especialmente no Paraná, o que pode influenciar a realização de atividades agrícolas, mas acende um alerta em relação à perda de umidade do solo e das plantas.

Boletim elaborado pela equipe Agrotempo*



Fonte: AgroLink

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS