Da Redação Avance News
Uma massa de ar de origem polar está chegando ao Sul do país, trazendo temperaturas negativas nas áreas mais altas da Serra Catarinense e mantendo o risco de geada em lavouras de milho segunda safra.
De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, o ciclone já se afastou da costa da região, mas uma nova frente fria trouxe mais chuva para a região Sul.
Nesta sexta-feira (28), já está chovendo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com a previsão de que as pancadas avancem para o Paraná, sul de São Paulo e sul de Minas Gerais a partir de sábado (29).
Nesse dia, também haverá chuva na região Norte e no litoral do Nordeste.
Enquanto isso, as máximas no Centro-Oeste e interior do Matopiba podem chegar a 35 °C, com o noroeste de Mato Grosso podendo atingir 38 °C.
Temperaturas mínimas
A previsão indica que as temperaturas mínimas no centro-sul do Rio Grande do Sul no sábado serão de 3 °C, com a região da Campanha Gaúcha registrando mínimas de 1 °C e risco de geada.
No oeste de Santa Catarina, as mínimas serão de 5 °C, e no oeste do Paraná, de 6 °C. A tendência é de que as temperaturas continuem caindo nos próximos dias, com Dom Pedrito (RS) registrando geada no sábado, domingo e segunda-feira (1°), e o termômetro marcando zero grau no domingo.
No Sudeste, o frio será mais acentuado na região sul e na Serra da Mantiqueira, com mínimas de 10 °C a 11 °C. No sul de São Paulo, a temperatura cairá para 7 °C no domingo e 5 °C na segunda-feira, sem risco de geada.
No Centro-Oeste, as mínimas serão de 9 °C no sábado em Mato Grosso do Sul, com Maracaju registrando 11 °C no domingo e 7 °C na segunda-feira. O risco de geada no estado será limitado às áreas de fronteira com o Paraguai, no extremo sul.
Nas outras áreas do Brasil, o calor continua, com chuva no extremo norte do Nordeste e no litoral do extremo norte da região Norte. As máximas no Matopiba e no centro-sul da região Norte atingem 34 °C a 35 °C. As condições secas agravam a situação hídrica das lavouras e aumentam o risco de incêndios, especialmente no estado do Tocantins, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20%.