Da Redação Avance News
Um megatsunami ocorreu em 2023, mas ninguém ficou sabendo na época. E a onda de 200 metros de altura causou terremoto sentido mundo afora. Mas, na época, ninguém entendeu o porquê.
O fenômeno, ocorrido no oeste da Groenlândia em setembro de 2023, veio à tona quando pesquisadores publicaram um estudo sobre ele no Seismic Record. Agora, um novo estudo – este publicado na Science nesta semana – aponta que um tremor de baixa intensidade, detectado por sensores espalhados pelo mundo, foi causado por conta desse tsunami.
Megatsunami fez água bater de um lado para o outro – o que causou terremoto por nove dias
O megatsunami se formou quando um pedaço enorme de rocha e gelo se desprendeu de uma altura de 1,2 quilômetros do fiorde Dickson e caiu na água. Por conta da onda gigante gerada, a água ficou batendo de um lado para o outro nas faixas estreitas de oceano entre os paredões do fiorde.
O tremor detectado pelo mundo, causado pelo fenômeno, chamou a atenção por ser diferente do que geralmente se detecta quando ocorrem terremotos. É que terremotos costumam durar minutos ou, no máximo, horas. Já os tremores causados pelo tsunami gigante se alongaram por nove dias.
Entender esse tremor tão peculiar exigiu o trabalho de 68 cientistas de 40 instituições de pesquisa de 15 países. Eles usaram dados de atividade sísmica, medidas feitas em campo, imagens coletadas (in loco e por satélite) e simulações de tsunami para decifrar o que tinha ocorrido e como, segundo a revista Superinteressante.
Leia mais:
Em relação ao megatsunami em si, acredita-se que sua ocorrência tenha sido mais uma das muitas consequências das mudanças climáticas no planeta. É mais um evento climático extremo na conta da ação humana sobre a Terra.