domingo, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosMétodos sustentáveis podem gerar mais receita para produtores

Métodos sustentáveis podem gerar mais receita para produtores

Da Redação Avance News

Em uma fazenda localizada em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, após a colheita da soja e do milho, aproximadamente três mil cabeças de gado são introduzidas no campo.

Esses animais desempenham um papel fundamental na manutenção do solo, na geração de receita e na produção agrícola, como parte do sistema adotado na propriedade, conhecido como integração lavoura-pecuária (ILP).

Esse método vem sendo utilizado no local há mais de 10 anos, e dos quase 19 mil hectares de área plantada, cerca de 5 mil hectares de milho da safra 2022/2023 foram cultivados seguindo esse modelo, que promove a recuperação do solo arenoso característico da região.

Fernando Mroginski, gerente de produção, destaca os benefícios desse sistema: “Nosso objetivo é sempre aumentar a produtividade e reduzir custos de alguma forma, e o sistema ILP permite isso. Ele melhora a fertilidade do solo, a reciclagem de nutrientes, a taxa de infiltração e o armazenamento de água no sistema, além de oferecer proteção para as lavouras. Com certeza, é o melhor seguro que temos.”

Esse ciclo de reaproveitamento também contribui para a introdução do sistema de plantio direto no ambiente semiárido, agregando valor à produção agrícola.

Dependendo das características das propriedades, florestas também podem ser integradas, tornando o sistema ainda mais completo, conhecido como integração lavoura-pecuária-floresta (ILP).

Carlos Quintela, diretor da Land Innovation Fund, destaca as vantagens desse sistema:

“Existem grandes benefícios, do ponto de vista social, pois envolvem diversas atividades; é possível implementar em diferentes escalas. Do ponto de vista ambiental, requer menos uso de insumos externos e químicos, tornando-o muito mais sustentável, com maior proteção do solo. E do ponto de vista econômico, permite ter uma diversidade de produtos e culturas, atuando em conjunto e fortalecendo uns aos outros.”

Luiz Henrique Varzinczak, analista ambiental, afirma que os chamados “negócios verdes” em propriedades que adotam esse tipo de sistema podem contribuir para o mercado de carbono:

“Os produtores podem se adequar e ingressar nesse mercado por meio da preservação de áreas de reserva legal e áreas de proteção permanente, além de adotarem práticas mais sustentáveis em sua cadeia produtiva, no cultivo, na pecuária e em tudo relacionado à sua produção agrícola.



Fonte: Canal Rural

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS