“A Prefeitura de Cuiabá foi a primeira a oferecer oportunidade de trabalho. Sou muito grata. Tenho aprendido muito. Esse trabalho tem contribuído com o meu desenvolvimento nos últimos dois anos”, relata a servidora com Síndrome de Down, Marina Aldenaíza da Silva, 31 anos, que atua na Secretara Municipal de Governo. Nesta terça-feira, 21 de março, é celebrado o Dia Internacional do Síndrome, uma data dedicada as ações de conscientização e respeito.
A gestão Emanuel Pinheiro, desde o ano de 2021, mantém no quadro funcional pessoas com deficiência e multiplica ações que promovam a inclusão. Marina desenvolve suas atividades na Diretoria Administrativa e Financeira (DAF) e é elogiada por seu esforço e dedicação.
A colega de trabalho, que acompanha a rotina da Marina nos últimos dois anos, Flávia Antunes de Medeiros, diz que toda equipe tem um carinho enorme e muito respeito. “Toda tarefa que passamos para Marina fazer é atendida. Ela demonstra muita vontade de aprender. Está sempre disposta, comunicativa e alegre. Ela nos ensina um pouco todos os dias”, declarou.
O secretário municipal de Governo, Wilton Coelho, afirma que, dentre as premissas da gestão Emanuel Pinheiro está a inclusão desse público em todas as secretarias da Prefeitura de Cuiabá.
“É algo muito importante que condiz com a gestão que há seis anos tem como foco o desenvolvimento de um trabalho humanizado e de promoção da inclusão social, do respeito às pessoas. Hoje, em especial, só temos a agradecer a nossa colaboradora Marina, que tem auxiliado no desenvolvimento da administração municipal”, afiançou Wilton Coelho.
A secretária-adjunta de Direitos Humanos, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Christiany Fonseca, reforça a importância de se trabalhar a inclusão social no contexto funcional. “O prefeito Emanuel Pinheiro tem a preocupação voltada para a inclusão social de fato dessas pessoas. Nós temos hoje a Marina, que para nós é um grande aprendizado trabalhar com alguém como ela. Quando se fala em inclusão, aprendemos na prática o que verdadeiramente é inclusão trabalhando com a Marina. Sou muito grata em estar à frente da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e ter tido a chance de conhecê-la”, agradeceu.
21 de Março
O Dia Mundial da Síndrome de Down é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.
A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existem mecanismos íntimos a descobrir. Em 1.958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.
*Com informações do Ministério da Saúde