Allan Mesquita | Gazeta Digital
O ministro dos Transportes, Renan Filho, culpou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo atraso da liberação das licenças para a pavimentação da BR-158, que corta a região do Araguaia, em Mato Grosso.
Durante o programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira (23), o gestor afirmou que o então chefe do Planalto se recusou a modificar o traçado da rodovia, que passava por dentro da reserva Indígena Marãiwatsédé, o que dificultava a obtenção das licenças ambientais.
“O governo anterior não topou alterar o traçado da rodovia, ele insistiu em fazer a rodovia cortando a reserva no meio e não conseguiu ter a licença. O ministro explicou que, ao assumir o ministério, propôs ao presidente Lula a mudança no trajeto da BR-158. A alteração evitaria a invasão da reserva indígena e facilitava o processo de licenciamento ambiental”, disse.
A BR-158 é uma das importantes rotas do escoamento agrícola da região. No entanto, motoristas enfrentam dificuldades para trafegar na rodovia, que não possui asfalto. Ao assumir o ministério, Renan propôs ao presidente Lula a mudança no trajeto da BR-158, sugerindo que, apesar de aumentar a distância da rodovia, a alteração evitaria a invasão da reserva indígena e facilitava o processo de licenciamento ambiental, além de melhorar o diálogo com os povos indígenas da região.
Renan Filho detalhou que a proposta foi aceita pelo presidente Lula e, com a modificação do traçado, as licenças ambientais foram finalmente concedidas. “Eu fiz o projeto, alterei o traçado e consegui a licença. E agora as obras vão andar na BR-158 e, finalmente, nós vamos acabar com aqueles quilômetros da estrada de barro, que atrapalhavam a logística no estado do Mato Grosso”, afirmou.
O ministro fez questão de afirmar que, independentemente das preferências políticas do Estado, o governo federal tem feito diversos investimentos em infraestrutura em Mato Grosso. “Independente das preferências políticas, quem é do agro daí sabe que investir em estrada é importante para a competitividade do Estado, e quem investe em estrada no Mato Grosso é o presidente Lula”, disse.