Os projetos para beneficiar Lucas do Rio Verde no quesito qualificação profissional, uma prioridade da Gestão Municipal, continuam sendo realizados. Por meio da parceria com o Senai-MT, a segunda etapa do programa Qualifica Lucas foi lançada, na tarde desta terça-feira (21), no estande do Senai e a empresa Case IH, parceira do projeto de ampliação da unidade, durante o Show Safra.
O evento teve a presença do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, prefeito Miguel Vaz, secretários de estado e municipais, empresários e outras autoridades.
Outro avanço para o município foi o anúncio da ampliação da unidade do Senai em Lucas do Rio Verde. O investimento de R$ 17 milhões garantirá a construção de um bloco escolar, que vai comportar máquinas e equipamentos agrícolas. Serão ofertados cursos de manutenção de tratores, plantadeiras, colheitadeiras e pulverizadores da empresa parceira do projeto.
“É um momento de muita alegria, mais um passo no Qualifica Lucas. Naquele momento o Senai fez o compromisso de ampliar a unidade e dobrar a capacidade de cursos. Agora vamos sediar essa unidade de desenvolvimento, junto à Case, e ter um centro tecnológico em Lucas do Rio Verde”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.
Conforme o Senai, serão construídos mais 3.600 m² na ampliação, totalizando cerca de 6.200 m² na unidade luverdense. A previsão é que as obras iniciem em fevereiro de 2024 e sejam concluídas em um ano, ofertando um total de 32 ambientes voltados à qualificação profissional de jovens e adultos. O centro de formação especializado na manutenção das máquinas e implementos terá o investimento de R$ 15 milhões da marca.
“Precisamos capacitar profissionais devido ao aumento da atividade que temos em toda a região no campo do agro, junto à agroindústria. Essa parceria vai capacitar a mão de obra necessária e qualificada, além de trazer a oportunidade para que as pessoas participem desse crescimento”, pontuou o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel.
“Quando nós olhamos para um profissional que repara um equipamento agrícola é uma pessoa que entende de software, entende de lógica e interpreta um diagrama elétrico, é uma outra realidade hoje. Com esses cursos, vamos ajudar as empresas de Mato Grosso a aumentarem sua competitividade e assim estamos trabalhando pelo desenvolvimento do estado e, especialmente, das pessoas”, disse diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.
As inscrições para as novas vagas do programa Qualifica Lucas serão divulgadas em breve.
Sobre o Qualifica Lucas
O programa Qualifica Lucas oferta cursos gratuitos de qualificação profissional à população, por meio de parceria com o Senai MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Os cursos ofertados serão em 11 diferentes áreas, sendo elas: alimentos e bebidas, construção civil, metalmecânica, eletroeletrônica, automotiva, marceneiro de móveis e esquadrias, logística, gestão, refrigeração e climatização, têxtil e vestuário e TI Hardware.