segunda-feira, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeMato GrossoMutirão de reconhecimento de paternidade será lançado em Mato Grosso

Mutirão de reconhecimento de paternidade será lançado em Mato Grosso

Da Redação Avance News

Um mutirão de reconhecimento de paternidade será lançado em Mato Grosso no próximo dia 1° e atenderá moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Cáceres, Barra do Garças, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e Alta Floresta.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O projeto “Meu Pai Tem Nome”, foi promovido, pela primeira vez, em todo o Brasil, em março de 2022. Em Mato Grosso, 21.298 crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2016 e 13 de julho de 2023 não têm o nome do pai em suas certidões de nascimento, segundo dados da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). E no Brasil, cerca de 1,1 milhão de crianças nascidas no mesmo período não têm o nome do pai em suas certidões de nascimento, segundo dados dos cartórios de registro civil.

As mães interessadas em ter o exame de DNA gratuito deverão procurar o Núcleo da Defensoria Pública, das cidades onde a campanha ocorrerá, do dia 01 ao dia 04 de agosto, das 12h às 18h, portando os seguintes documentos originais ou cópias autenticadas: Registro Geral (RG), Carteira de Trabalho ou Carteira Profissional (para maiores e responsáveis), Certidão de Nascimento, Declaração de Nascido Vivo (DNV) ou RG de menores.

A coleta do material genético será feita nos Núcleo da Defensoria das 11 cidades que participam da campanha, nos dias 7 e 8 de agosto, das 9h às 15h. O material será coletado por uma empresa e enviado para análise laboratorial em Brasília.

O mutirão é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Ministério Público Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso. O objetivo é dar visibilidade ao problema da falta de reconhecimento paterno e incentivar as mães a buscarem a justiça para que seus filhos tenham o direito de ter o nome do pai em suas certidões de nascimento.

O reconhecimento de paternidade é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal. O artigo 227, § 6º, da Constituição estabelece que “os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação”.

A falta de reconhecimento paterno tem graves consequências para a criança, como a privação de alimentos, educação, saúde e herança. Além disso, a criança pode sofrer com o preconceito e a discriminação por parte da sociedade.

O mutirão é uma importante oportunidade para que as mães de crianças sem o nome do pai em suas certidões de nascimento possam buscar a justiça e garantir o direito de seus filhos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS