sábado, 22 fevereiro 2025
spot_imgspot_img
HomeSem CategoriaMutirão oftalmológico atende mais de 340 indígenas na Terra São Marcos em...

Mutirão oftalmológico atende mais de 340 indígenas na Terra São Marcos em Barra do Garças

Da Secom | Barra do Garças

O DSEI-Xavante, em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças e o movimento Aldeia em Foco, realizou um mutirão oftalmológico na Terra Indígena São Marcos. A ação, que ocorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro e teve como objetivo oferecer exames oftalmológicos e distribuição de óculos para a população indígena da região.

Segundo Marcos Vitor Carrijo, Coordenador da Atenção Primária à Saúde de Barra do Garças, essa iniciativa busca garantir saúde visual aos povos originários. “Nós entendemos que os nossos povos originários necessitam dessa assistência. Dessa forma, fixou-se essa parceria do DSEI com o Aldeia em Foco e a Prefeitura Municipal de Barra do Garças, representada hoje por meio da Secretaria de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, para que esse evento pudesse acontecer”, destacou.

O mutirão contou com uma estrutura completa, incluindo triagem inicial, exames detalhados e encaminhamento para procedimentos médicos, quando necessário. Os equipamentos utilizados incluem tecnologia de telemedicina e inteligência artificial para auxiliar no diagnóstico. Após os exames, os indígenas que necessitam de óculos puderam escolher suas armações, e os óculos serão entregues entre 30 a 45 dias.

Jorge Paolo, representante do DSEI-Xavante, destacou a importância do atendimento especializado para a comunidade indígena: “Aqui atendemos o público de todas as idades, desde os mais pequenos até os mais idosos. Nossa população indígena tem muitos casos de diabetes e hipertensão, que podem levar a problemas de visão como catarata e glaucoma. A triagem nos ajuda a definir quem precisa de óculos e quem necessita de cirurgia.”

A Secretaria de Educação de Barra do Garças apoiou a ação oferecendo suporte para os atendidos, enquanto a Secretaria de Saúde forneceu logística e equipe especializada. Ao todo, foram realizados 348 atendimentos e 128 encaminhamentos para outros procedimentos oftalmológicos.

Para Sérgio, liderança indígena Xavante, a iniciativa é essencial para a comunidade. “Pelo tamanho da nossa necessidade e carência, esse atendimento é muito importante. A falta de acesso a consultas oftalmológicas é uma grande dificuldade. Esperamos que esse atendimento seja ampliado e ocorra mais vezes, com parcerias do município, do estado e de instituições privadas. Agradecemos essa ação e essa iniciativa”, finalizou.

Fonte: RDN

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS